Notícias

Campanhas de Conscientização no Trânsito

Campanha incentiva uso da bicicleta para ir ao trabalho 

Quer ir ao trabalho de bicicleta, mas tem medo de ser ridicularizado pelos colegas? Pois saiba que se isso acontecer, é inveja. Convide-os e, se a resposta for negativa, não precisa ficar preocupado. Afinal, “aos poucos ficará evidente que pedalar para o trabalho faz você mais feliz e a melhora nos seus resultados será notada”.

Essa é uma das recomendações presentes no manual “De bicicleta para o trabalho” –mais especificamente no capítulo “Respostas para algumas desculpas clássicas”.

Produzido pelos grupos Transporte Ativo e MountainBike BH, o documento integra os materiais da campanha nacional “De Bike ao Trabalho”. A ideia é inspirada no “Bike To Work Day”, criado nos Estados Unidos em 1956.

A edição paulistana ocorre por iniciativa do coletivo Bike Anjo, com apoio de parceiros. A campanha que promove o uso de bicicletas começa com um café da manhã, às 8h, na ciclovia entre a av. Faria Lima e a av. Rebouças.

Raphael Monteiro de Oliveira, 33, um dos coordenadores do Bike Anjo, conta que funcionários do Centro Empresarial foram incentivados a adotar a bicicleta e conversarão sobre a experiência num bate-papo no horário do almoço. “Como a sexta-feira já é um dia mais casual, é um incentivo extra”, explica Oliveira.

No site debikeaotrabalho.org, mais de 1.100 pessoas de todo o país prometeram aderir ao movimento. O endereço tem dicas para ciclistas de primeira viagem e também para motoristas.

Durante três vezes na semana, Oliveira vai trabalhar de bicicleta. Ele costuma pedalar cerca de 15 km para ir do Alto de Pinheiros (zona oeste de São Paulo), onde mora, para o escritório em Santana (zona norte). “Nos dias que estou de carro, chego mais rápido, porque vou no contrafluxo do trânsito. Uso a bicicleta porque gosto, mesmo”.

Fonte: Folha.com

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *