Notícias

Moto

12% de motociclistas são inabilitados em Minas Gerais 

12% de motociclistas são inabilitados em Minas Gerais

Levantamento mostra que Minas Gerais tem frota de 1,83 milhão de motos, mas somente 1,6 milhão têm habilitação; tirando estes 12% de circulação, 40% dos acidentes poderiam ser evitados

Estudo do Centro de Experimentação e Segurança Viária, entidade especializada em pesquisas sobre o setor viário no país, aponta que, a cada cem motos que circulam em Minas Gerais, 12 são de motociclistas inabilitados na categoria. Segundo o levantamento, Minas tem uma frota de 1,83 milhão de motos, mas somente 1,6 milhão têm a habilitação. “Esse resultado foi o que mais nos chamou a atenção, pois pode estar relacionado ao grande número de acidentes registrados envolvendo motociclistas. Avaliamos que, se eles fossem melhor preparados, 40% dos acidentes poderiam ser evitados”, avaliou o pesquisador do Centro, Gerson Burin. Os dados foram coletados entre os anos de 2000 e 2010.

Já a Fundación Mapfre aponta que, nesse período, foram contabilizadas no país 36 mortes entre motociclistas para cada um milhão de habitantes. O número de vítimas é 30 vezes maior do que entre ocupantes de automóveis, ainda segundo a fundação.

As estatísticas em Uberaba confirmam as pesquisas. Segundo dados da Seção de Educação no Trânsito e Estatística da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes Especiais e Proteção de Bens e Serviços Públicos (Settrans), do início do ano até agosto, foram registrados cerca de 600 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas em Uberaba.

Fonte: Jornal de Uberaba

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *