Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Abramet estimula a indicação do correto uso do cinto de segurança em anúncios e programas de TV


Por Assessoria de Imprensa Publicado 19/09/2020 às 16h24 Atualizado 08/11/2022 às 21h42
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A mobilização pelo uso do cinto é uma das iniciativas da Abramet no âmbito da Semana Nacional de Trânsito.

Cinto de segurançaFoto: Divulgação ABRAMET.

Levar a mensagem da segurança no trânsito em novelas, séries, filmes, minisséries e nas propagandas veiculadas na tevê e nos meios digitais em todo o Brasil. Com esse objetivo, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) enviou nesta semana ofício à Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), à Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e principais emissoras de TV do País, pedindo a emissão de um alerta às suas associadas. Nele, a Associação pede para que exibam, nos anúncios publicitários e programas televisionados, imagens de motoristas e passageiros fazendo o uso correto do cinto de segurança, especialmente no banco de trás dos veículos.

A mobilização pelo uso do cinto é uma das iniciativas da Abramet na Semana Nacional de Trânsito, que será realizada entre início no dia 18 e 25 de setembro. Com o mote “Perceba o risco. Proteja a vida” a ação pretende fomentar uma mudança de comportamento no trânsito para preservar a vida e reduzir os índices de acidentes com vítimas fatais e portadores de sequelas.

A expectativa é que tanto a publicidade quanto a dramaturgia possam agregar essa mensagem. E, dessa forma, exiber pessoas usando o cinto de segurança em todos os assentos dos meios de transporte.

“No Brasil, o brasileiro usa o equipamento de segurança no banco dianteiro, mas relaxa o cuidado quando acomodado no banco traseiro dos veículos”, diz Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.

Segundo ele, a entidade enxerga esse hábito com preocupação e quer contribuir para uma mudança de mentalidade. “O cinto salva vidas e pode reduzir, significativamente, o risco de morte”.

Mais segurança

O documento foi direcionado à Abap e Abert – e é assinado também pelo diretor científico da ABRAMET, Flávio Adura. Nele, fica claro que o uso do cinto de segurança em todos os assentos é decisivo para proteger a vida dos ocupantes do veículo. Segundo a entidade, não usar o cinto de segurança no banco de trás, por exemplo, aumenta em cinco vezes o risco de morte do ocupante do banco da frente.

“Tal fato se deve à possibilidade de o ocupante do assento traseiro ser arremessado violentamente contra os ocupantes dos bancos dianteiros. Isso o transformando em real ameaça à integridade do condutor ou outro ocupante naquelas posições. Tendo em vista o grande ganho de massa de um corpo que se desloca em alta velocidade”, explica Adura.

Segundo ele, o cinto de segurança é o principal equipamento de segurança passiva. “Trata-se de um dispositivo relativamente simples, mas que contribui de maneira decisiva para a diminuição das consequências dos acidentes. Ele impede, em caso de colisão, que os corpos se choquem contra o volante, painel e para-brisas. Ou, ainda, que os ocupantes sejam projetados para fora do automotor”.

Parceria

Ao buscar a parceria com agências de publicidade e emissoras de tevê, a Abramet espera aproveitar sua presença e influência para potencializar a abordagem educativa.

“Todos sabemos que o brasileiro adora uma novela, a publicidade e a dramaturgia são importantes formadoras de opinião e comportamento em nossa cultura”, justifica.

Segundo a entidade, o apoio da Abap e Abert serão de grande relevância para a construção de avanços. “Temos memória de outras circunstâncias em que os meios eletrônicos levaram informação relevante e mobilizaram a sociedade brasileira, ajudaram a mudar comportamentos. Queremos mais uma parceria em defesa da vida no trânsito”.

As informações são da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *