Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CNH valerá por 10 anos: tire todas as suas dúvidas sobre o novo prazo de validade da habilitação


Por Mariana Czerwonka Publicado 09/11/2020 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Devido ao número de informações que estão circulando sobre a renovação da CNH, que confundem mais do que explicam, o Portal decidiu esclarecer alguns pontos.

Resumo da Notícia

  • A Lei 14071/20 altera várias normas do trânsito brasileiro. Entre elas está a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • O vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da CNH, passa a ser de 10 anos para condutores de até 50 anos de idade.
  • A norma só vale a partir de abril de 2021. Tire essa e outras dúvidas na reportagem.

O Portal do Trânsito está fazendo uma série de reportagens para informar à população sobre o que irá mudar no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com a entrada em vigor da Lei 14071/20 que altera várias regras de trânsito.

Veja as principais mudanças, clique aqui.

Uma das mudanças mais polêmicas e aguardadas por grande parte da população está relacionada à validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

A partir de abril de 2021, o vencimento do exame de aptidão física e mental, que faz parte do processo de renovação da CNH, passa a ser de:

– 10 (dez) anos para condutores de até 50 anos de idade.

– 5 (cinco) anos para os condutores de 50 a 70 anos.

– 3 (três) anos para condutores acima de 70 anos.

Devido ao número de informações que estão circulando, que confundem mais do que explicam, o Portal decidiu esclarecer alguns pontos que podem levantar dúvidas sobre o tema. Acompanhe!

A regra já está valendo?

Ainda não.

As alterações regulamentadas pela Lei 14071/20 só valem a partir de 12 de abril de 2021. Isso quer dizer que todos os documentos renovados até esta data continuam com o prazo atual de vencimento.

“Se a CNH do condutor vencer em março de 2021, e ele tiver, por exemplo, 49 anos, o seu exame de aptidão física e mental terá os cinco anos de vencimento atuais”, explica Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Devo respeitar a data de validade que está no meu documento ou automaticamente já aplico os 10 anos?

Sim, a data de vencimento que está na CNH deve ser respeitada.

O novo prazo só valerá na próxima renovação do documento. Veja exemplo da imagem ao lado, se está no documento a data de 07/12/2020*, essa é a data de validade da CNH. Ela não valerá por mais cinco anos, automaticamente. “Na primeira versão do projeto que deu origem a Lei 14071/20 até estava prevista a prorrogação automática, mas isso acabou sendo retirado do projeto”, explica Mariano.

*Lembrando que devido a pandemia, CNHs vencidas após 19/02/20 continuam válidas para fins de fiscalização, conforme Res.782/20 do Contran.

Como será a definição de transição das datas: se eu tiver 50 anos tenho direito aos 10 anos de prazo ou já passo para o outro critério da norma?

A nova lei diz que o exame de aptidão física e mental será preliminar e renovável a cada 10 (dez) anos, para condutores com idade inferior a 50 (cinquenta) anos. Isso quer dizer que serão “beneficiados” por essa regra, condutores de até 49 anos de idade. “Ao completar 50 anos o condutor entra automaticamente na regra da próxima faixa etária, que define que para condutores com idade igual ou superior a 50 (cinquenta) anos e inferior a 70 (setenta) anos o exame será renovável a cada 5 (cinco) anos”, afirma o especialista.

Minha CNH já venceu. Posso esperar até abril para renová-la?

Nessa questão há duas situações envolvidas. Devido a pandemia causada pela COVID-19, CNHs vencidas após 19/02/20 continuam válidas para fins de fiscalização. Essa regra irá durar enquanto vigorar a Res.782/20 do Contran.

De acordo com Mariano, se, por acaso, a situação da pandemia perdurar até o ano que vem e a Resolução do Contran continuar em vigor, o condutor pode aguardar para renovar os documentos vencidos.

“Caso a situação volte ao normal e a Resolução seja revogada, os condutores que pretendem continuar dirigindo deverão renovar a CNH”, explica.

O especialista diz, ainda, que quem não pretende dirigir, pode então aguardar. “Mesmo sem a situação da pandemia, se o condutor não dirigir, ele pode renovar a CNH em qualquer tempo. Diferente do que é propagado por algumas “Fake News” o condutor não perde o documento se não renová-lo”, conclui.

Continua com dúvidas? Encaminhe a sua pergunta ao Portal do Trânsito através do formulário Tira-dúvidas, clique aqui.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

8 comentários

  • Irineu Cardoso
    07/03/2023 às 18:55

    Boa tarde, tenho menos de 50 anos fui renovar minha CNH, no questionário informei que já sofri um acidente o vencimento da CNH baixou para 5 anos.
    Por que ?

    • Mariana Czerwonka
      09/03/2023 às 15:32

      Irineu

      A validade da CNH, nesse caso, pode ser de até 10 anos, mas o perito pode diminuir se achar necessário. Ele deve ter justificado a diminuição em algum documento junto ao Detran.

      Equipe Portal

  • GIOVANNI
    04/04/2023 às 21:27

    minha habilitação venceu dia , 29 de março de 2023; tenho que renovar ou tenho mais 5 anos conforme a lei nova. isso esta muito confuso, tem muito video a respeito porem ninguem explica claramente, tipo desenhar para nao ficar duvidas… alguem ai responde por favor se tenho que renovar, se espero mais 5 anos ou se a lei so vale para quem renovar…porem a lei ja tem anos entao deveria valer ja??? nao entendi.

    • Mariana Czerwonka
      05/04/2023 às 10:30

      Giovanni

      Você deve renovar conforme a data prevista em sua CNH, no caso 29/03/23. O aumento de prazo não é automático. A validade que está na CNH deve ser respeitada e os novos prazos valerão na próxima renovação, depois de você passar por um novo exame de aptidão física e mental.

      Equipe Portal

  • DARINHO MASCARENHAS
    08/08/2023 às 11:39

    VOU PEGAR MINHA PPD AGORA ESSE ANO TENHO 49 ANOS , EU RECEBEREI VALIDADE DE 10 ANOS OU QUANDO DAQUI UM ANO PEGAR A CNH NA MUDANÇA SERA 5 ANOS ?

    • Mariana Czerwonka
      08/08/2023 às 14:46

      Darinho

      Depende de quando você fez o último exame de aptidão física e mental. Se foi depois da nova lei, poderá ter até 10 anos de validade da CNH.

      Equipe Portal

  • Francisco Pacheco
    08/08/2023 às 15:49

    nota de 5/10 no exame psicológico diminui os ano de validade da CNH?

    • Mariana Czerwonka
      08/08/2023 às 18:09

      Francisco

      Sim, o resultado pode influenciar na validade da CNH.

      Equipe Portal

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *