Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Coronavírus: Rio de Janeiro prorroga prazo do licenciamento anual


Por Mariana Czerwonka Publicado 14/08/2020 às 16h45 Atualizado 08/11/2022 às 21h44
 Tempo de leitura estimado: 00:00

De acordo com o Detran, a prorrogação do vencimento do licenciamento acontece devido aos efeitos da pandemia no Rio de Janeiro.

Licenciamento Rio de JaneiroCalendário de licenciamento foi prorrogado no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação Detran/RJ.

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran/RJ) divulgou que prorrogou o calendário de vencimento do licenciamento anual dos veículos registrados no Estado devido aos efeitos da pandemia causada pelo novo Coronavírus.

De acordo com o órgão, com a ampliação do prazo, os motoristas do Estado do Rio ganharam mais tempo para retirar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) 2020, seja ele físico, impresso nas unidades do departamento, ou digital, pelo aplicativo.

Veja como ficou o novo calendário para os finais de placa:

– 0 a 2 : até 30 de setembro de 2020
– 3 a 6 : até 31 de outubro de 2020
– 7 a 9 : até 30 de novembro de 2020

Evitando aglomerações

A orientação do Detran/RJ, para evitar aglomerações, é que os proprietários busquem a versão digital do documento.

“Mesmo com a disponibilidade e praticidade do documento digital pelo aplicativo, muitas pessoas ainda buscam pelo serviço nas unidades do Detran. Orientamos a emissão online para evitar aglomerações. A ampliação do calendário é mais uma medida para evitar a busca imediata pelo documento. Entendemos o costume da população na realização do procedimento pessoalmente, mas hoje o CRLV físico não é mais uma obrigação no estado do Rio”, explicou o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

Veja aqui como baixar o documento

O CRLV digital baixado no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) é válido em todo o território nacional e substituiu completamente o documento obtido nos postos do Detran.

Para veículos de Pessoa Jurídica, o procedimento pode ser feito apenas pelo Portal de Serviços do Denatran (clique aqui), com login através do Certificado Digital.

Caso o proprietário queira o documento em papel, poderá imprimir a versão digital em sua própria casa. (veja como fazer).

Conforme o Detran/RJ, a emissão do CRLV 2020 é a garantia de que o veículo está regular junto ao departamento de trânsito estadual. Essa informação está no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Ainda conforme o órgão, para ter acesso ao documento no Rio de Janeiro, basta estar em dia com o pagamento da Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), que pode ser emitido no site do Bradesco, e do seguro obrigatório (DPVAT), disponível no site da seguradora Líder.

Outras orientações

Algumas falhas de comunicação entre os sistemas do Detran e do Denatran ou de compensação de pagamentos podem ocorrer, as questões serão analisadas e, se possível, prontamente resolvidas. Mas antes de recorrer ao teleatendimento, verifique se o número de segurança incluído no aplicativo foi do CRV (Certificado de Registro do Veículo), localizado na parte superior direita do documento, e não do CRLV dos anos anteriores. Os documentos são parecidos e muitas pessoas podem confundir.

Se o acesso no aplicativo for feito corretamente e o documento 2020 não for encontrado, procure o Detran.RJ pelo teleatendimento (21 3460-4040 e 3460-4041) para verificar a situação.

Quem, mesmo assim, quiser emitir o CRLV em uma das unidades do Detran, é preciso realizar agendamento prévio pelo site ou pela central de atendimento.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *