Notícias

Agente de Trânsito

CRLV digital: como baixar o documento se o veículo não está em meu nome? 

CRLV digital: como baixar o documento se o veículo não está em meu nome?

Nessa matéria orientaremos especificamente o que fazer se você não é proprietário, mas conduz o veículo frequentemente e precisa do CRLV no seu celular.

O Portal do Trânsito está fazendo uma série de reportagens sobre o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) Digital, documento que pode ser baixado no smartphone ou impresso em casa pelo proprietário do veículo. Nessa matéria orientaremos especificamente o que fazer se você não é proprietário, mas conduz o veículo frequentemente e precisa do documento no seu celular.

A funcionalidade é útil também quando um mesmo veículo é utilizado por mais de uma pessoa.

Para que o proprietário possa “emprestar” o CRLV Digital para terceiros, essas outras pessoas também devem possuir o aplicativo Carteira Digital de Trânsito em seu celular.

Matérias relacionadas:

Como encontrar o código de segurança do CRV para baixar o CRLV Digital 

1) O primeiro passo é que o proprietário do veículo baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play.

Veja aqui como baixar o CRLV Digital 2020 

2) Após feito o login e o cadastro do veículo aparecer no aplicativo, o proprietário deve clicar no botão, com o nome do veículo, cujo documento necessita compartilhar.

03) Em seguida, o proprietário do veículo deve clicar no botão representado por “três pontos”. E selecionar a opção “Compartilhar”.

IMPORTANTE: Antes de compartilhar o documento é necessário que o usuário que receberá o compartilhamento instale e se cadastre no aplicativo.

4) Depois disso é solicitado ao proprietário que informe o CPF do cidadão com o qual deseja compartilhar o documento. O apelido é opcional.

5) O aplicativo apresenta a mensagem informando o compartilhamento e o CPF que irá receber o compartilhamento.

6) Enquanto o condutor do CPF indicado não aceitar o compartilhamento ele aparecerá como pendente.

7) Assim que é compartilhado, o status muda para “aceito”.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o documento pode ser compartilhado com até cinco condutores e o compartilhamento pode ser removido a qualquer instante pelo proprietário do veículo.

Passo a passo para quem vai aceitar o compartilhamento

1) Como dito anteriormente, o cidadão que vai receber o compartilhamento também precisa baixar o app Carteira Digital de Trânsito em seu celular.

2) Após realizar o login (CPF e senha) e atualizar o aplicativo, aparecerá uma mensagem informando que o CRLV foi compartilhado. O cidadão poderá “aceitar e baixar” ou “remover” o documento.

3) Ao clicar em “aceitar e baixar” o documento compartilhado constará  na seção “Documentos compartilhados comigo”

Valor do documento digital

Os documentos digitais, tanto a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto o CRLV, têm a mesma validade do físico, inclusive os compartilhados digitalmente.

Além disso, a versão eletrônica dos documentos pode ser acessada mesmo sem internet, pois o aplicativo gera um arquivo PDF com assinatura digital. Isso garante a autenticidade do documento.

 

 

Artigos Recomendados Para Você

2 Comentários

  1. Nairo SEVERINO DO NASCIMENTO DIAS FILHO

    O que fazer quanto o proprietário e seu cônjuge e não tem habilitação?

  2. RJ: Detran prorroga prazo de licenciamento de veículos - Portal do Trânsito

    […] CRLV digital: como baixar o documento se o veículo não está em meu nome?  […]

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *