Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Denatran vai vistoriar CFCs para conferir simuladores de direção


Por Mariana Czerwonka Publicado 24/01/2014 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h20
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Simuladores em autoescolas

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) planeja fazer visitas a Centros de Formação de Condutores em todo o País para conferir se as autoescolas estão adequadas à resolução que torna obrigatório o uso do simulador de direção antes das aulas práticas. O órgão responsável pela fiscalização do cumprimento dos requisitos e exigências definidas também deve verificar se os aparelhos foram certificado e homologados pelo próprio Denatran. Ainda não há data definida para o início das inspeções.

Todos os alunos que iniciaram – ou pretendem começar – o processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a partir de 6 de janeiro devem passar por lições no simulador de direção. A regra vale para qualquer candidato que deseja tirar carteira de motorista na categoria B. Aqueles que tiverem começado as aulas antes da regulamentação não estão sujeitos à obrigatoriedade do uso dos simuladores.

O Denatran não informou a que medidas estão sujeitos os CFCs que não se adequarem à norma. Insatisfeitos com o preço dos simuladores e o prazo para cumprir a exigência, muitas autoescolas pediram mais tempo ao departamento. A portaria do órgão de trânsito determina que o aparelho de simulação de direção veicular deve ser instalado em sala com medida total mínima de 15 m² para a acomodação da máquina, do aluno e do instrutor – e,na hipótese de instalação de mais de um simulador de direção na mesma sala, a cada equipamento instalado deverá ser acrescido espaço mínimo de 8 m².

Em vigor desde 31 de dezembro de 2013, a obrigatoriedade foi determinada em resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o conselho, o uso do equipamento vai complementar a formação dos condutores, permitindo sua exposição a situações virtuais sem comprometer a segurança e a integridade do motorista e de seu instrutor. Pela nova regra, após as aulas teóricas, os alunos deverão ter cinco horas de treinamento com o simulador para, só depois, começarem as aulas de direção nas ruas.

Fonte: Terra Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *