Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran destaca importância de ações educativas junto às crianças


Por Mariana Czerwonka Publicado 18/10/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Ações educativasFoto: Juliano Pedrozo/DetranPR

Um trânsito seguro e com condutores cada vez mais conscientes. Esse o principal objetivo das ações educativas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) junto às crianças.

“Com certeza, as crianças levam informações relevantes sobre a conduta que deve ser adotada no trânsito. É um investimento importante do o Governo do Paraná faz, através do Detran, para que elas fiquem bem informadas sobre um trânsito compartilhado de atitude respeitosa”, conta o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.

As ações da Coordenadoria de Educação para o trânsito ocorrem de forma continuada, dentro ou fora do ambiente escolar, para que a vivência das crianças com o trânsito aconteça ao longo de todo o seu desenvolvimento.

Para o psicólogo do Detran Fabiano Xisto Correia, a aprendizagem vai além do que elas devem fazer no trânsito. É direcionada, principalmente, a atitudes para ser um cidadão dentro dessa coletividade.

“As crianças em fase de desenvolvimento vivenciam um momento de ampliação do universo de informações, onde o brincar se torna um importante meio para que elas compreendam o mundo no qual estão inseridas, trabalhando valores e sentimentos”, observa.

Para promover esta formação, o Detran desenvolve projetos que incluem a temática no conteúdo escolar de forma interdisciplinar e oferece capacitação aos professores. Apenas em 2015 – em parceria com as secretarias municipais de Educação – mais de 20 mil alunos da rede pública de ensino, em 167 municípios do Estado, tiveram atividades em sala.

São estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de escolas municipais, que têm a oportunidade de trabalhar o tema trânsito. Em 2014, o projeto chegou a 134 municípios e envolveu 34.669 alunos.

Visita guiada

Lançado no final de maio, o projeto “Conhecendo o Detran e o BPTran” atende alunos do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Neste período, 500 crianças já estiveram no Departamento em apenas um mês e meio para participar da visita guiada.

As crianças conhecem a vistoria de veículos, têm instrução teórica no auditório e visitam o pátio de veículos apreendidos. Fazem também uma vistoria simulada e conhecem o Batalhão de Trânsito, as viaturas e as motos usadas pelos policiais.

“Toda abordagem educativa tem como finalidade,orientar o cidadão, seja ele motorista, pedestre ou ciclistas e, assim, estimular uma convivência mais harmoniosa no trânsito”, explica o soldado Gerson Teixeira do BPTran.

Pensando na fiscalização cidadã, cada aluno recebe um bloco de minimulta. A brincadeira é uma ação educativa criada pelo Detran para permitir que os jovens observem as infrações de trânsito cometidas por familiares e amigos e exijam, como penalidade, sanções que variam de balas a chocolates, de acordo com a infração.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *