Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/RJ: como baixar e imprimir o CRLV digital


Por Mariana Czerwonka Publicado 04/08/2020 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

O documento digital tem o mesmo valor do físico e pode ser usado mesmo sem internet. Veja o passo a passo para baixar o CRLV Digital.

Foto: Arquivo Portal do Trânsito.

Os proprietários de veículos registrados no estado do Rio de Janeiro já podem baixar e imprimir em casa o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo – CRLV 2020, documento que atesta que o veículo está apto a circular no Estado.

O novo modelo de documento eletrônico (CRLV-e) permite a impressão “caseira”, que tem total validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital. A validação se dá por meio da leitura do QRCode inserido no documento.

Para o presidente do Detran/RJ, Marcello Braga Maia, além da praticidade, o novo serviço evita aglomerações nas unidades do órgão.

“Dessa forma, ajudará a evitar o contágio do coronavírus entre a população e nossos funcionários”, explicou.

Para ter a versão digital do documento é preciso acessar o site do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) ou baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (apenas pessoa física), disponível gratuitamente para os sistemas Android e IOS.

Para conseguir realizar o download do documento, os proprietários devem ter quitado os boletos de GRT (Guia de Recolhimento de Taxa, disponível no site do Bradesco) e DPVAT (seguro obrigatório devido à Seguradora Líder).

No aplicativo Carteira Digital, um tutorial explica como realizar o procedimento, basta clicar nesse link.

O primeiro passo é fazer o cadastro, pelo próprio aplicativo, no gov.br, que é o cadastro do governo federal para documentação em geral. Nele, o motorista também pode baixar a CNH Digital, válida em todo o território nacional.

Como  baixar o CRLV Digital – Pessoa Física

No caso de Pessoa Física, é preciso entrar no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e possuir o código de segurança do CRV e o número do Renavam.

Passo a passo

– Baixe o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT)

– Clique em entrar com gov.br e efetue o cadastro;

– Na tela inicial do aplicativo, clique em veículos;

– Em seguida, clique em ‘toque aqui’ para adicionar um CRLV;

– Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Como encontrar o Código de Segurança solicitado?

O número do código de segurança do CRV, solicitado para o acesso ao CRLV digital no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou imprimir o CRLV-e no portal de serviços do Denatran tem doze caracteres e fica localizado na parte superior direita do documento.

O CRV, antigo Documento Único de Transferência (DUT) e também conhecido como recibo de compra e venda, é um dos documentos emitidos no primeiro emplacamento de qualquer veículo. Ele registra todas as suas características (cor, ano, modelo, renavam, placa, espécie, combustível, etc.) e os dados pessoais do proprietário.

Diferente do CRLV, o CRV não é um documento de porte obrigatório e nem tem prazo de validade. Só é necessária a emissão de um novo quando há transferência de propriedade, mudança de UF, ou alteração de alguma característica ou categoria do veículo.

Veja também

Já que posso imprimir o CRLV em casa, por que preciso pagar a taxa de licenciamento? 

Como  baixar o CRLV Digital – Pessoa Jurídica

No caso de Pessoa Jurídica, não há acesso pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito. É necessário entrar no Portal de Serviços do Denatran, através do menu “Meus veículos”. Também é preciso possuir o Certificado Digital ICP-Brasil (A1 ou A3) emitido em nome da pessoa jurídica proprietária do veículo.

Passo a passo

– Acesse o Portal de Serviços do Denatran;
– Na tela inicial clique em “Meus veículos”;
– Na sequência serão exibidos os veículos registrados em nome da pessoa jurídica;
– Clique sobre o veículo desejado, em seguida baixe o CRLV nos formatos PDF ou P7S;
– O documento será baixado e você poderá imprimir em folha A4 branca.

Com informações do Detran/RJ

Receba as mais lidas da semana por e-mail

5 comentários

  • Alcides dos santos Nery
    03/05/2023 às 01:14

    bom

  • Sebastião M.Monteiro
    25/08/2023 às 20:03

    Muito bom este Portal do Trânsito é uma ferramenta espetacular para o usuário que necessita de informações precisas e confiáveis. Parabéns aos Administradores do Portal, continuem com esta qualidade de serviço.
    Ass. Sebastião M. Monteiro – RJ

    • Mariana Czerwonka
      28/08/2023 às 11:59

      Sebastião

      Agradeço muito pelas suas palavras e pela audiência.

      Equipe Portal

  • josé jácome gurgel Gurgel
    04/09/2023 às 11:54

    QUERO TIRAR COPIA DO COMPROVANTE IPVA

  • ADILSON RODRIGUES DE CARVALHO
    20/03/2024 às 14:10

    Sou da era do analógico, hoje tudo digital, baixa aqui, vai na aba, é só lembrar do simples, muita gente acha que parece muito difícil

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *