Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Detran/SP: Sindicato anuncia abertura de novos processos e exames teóricos


Por Mariana Czerwonka Publicado 07/08/2020 às 21h41 Atualizado 08/11/2022 às 21h45
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Em reunião com o Sindicato, o Detran/SP definiu a retomada a abertura de novos processos de habilitação e, provavelmente, o agendamento dos exames teóricos a partir da semana que vem. 

Atendimento Detran/SPFoto: Divulgação Governo de São Paulo.

O Sindicato das Autoescolas de São Paulo (Sindautoescola.SP) acaba de anunciar que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran/SP) definiu em reunião nesta sexta-feira (7), com a participação do Sindicato, a retomada da abertura de novos processos de habilitação (pré-cadastro) e do agendamento do exame teórico de primeira habilitação.

Apesar de prometido para essa semana, o pré-cadastro estará disponível efetivamente na segunda-feira (10), segundo o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

Ainda segundo Neto, o acesso já está liberado no portal do Detran/SP, porém, nem todo cidadão poderá solicitar a abertura do processo.

O candidato a obtenção da CNH precisará possuir RG com limite máximo de dois anos de expedição, pois o Detran/SP vai utilizar a base de dados do IRGD.

Assista ao vídeo de Magnelson Carlos de Souza.

Conforme o Sindautoescola.SP a expectativa é que a partir da segunda quinzena de agosto seja permitida a abertura de processos daqueles que possuem RG com expedição a partir de 2014.

O Sindicato divulgou, também, o passo a passo para solicitar a abertura do processo:

  1. Visite www.detran.sp.gov.br.
  2. Clique em CNH – Habilitação ou aqui.
  3. Clique em Primeira Habilitação ou ACC e em seguida na opção “Primeira Habilitação – veja como obter”.
  4. Vá no botão “Veja como solicitar sua permissão para dirigir”.
  5. Clique no botão “Faça pela internet”.
  6. Preencha os campos e marque a opção “Li e concordo com os termos acima”.
  7. Nas próximas páginas serão solicitadas mais informações do candidato. O sistema vai direcionar o candidato para os exames de aptidão física e mental e de avaliação psicológica automaticamente.

Exame teórico

Em relação ao exame teórico, o diretor do Detran/SP disse, na reunião com o Sindautoescola.SP, que as empresas cadastradas para o curso remoto estão finalizando os ajustes em seus sistemas (integração com a Prodesp) e que a partir da próxima semana o agendamento dos exames teóricos de primeira habilitação deve estar disponível.

Segundo o Sindicato, é importante destacar que a aplicação do exame teórico é destinada aos CFCs “A” e “AB” que já aplicam o curso e prova de renovação e reciclagem de condutores infratores.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *