Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Dia da Gentileza: Portal dá dicas para exercer essa atitude no trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 13/11/2020 às 17h18 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Hoje é comemorado o Dia da Gentileza. Por esse motivo, o Portal separou algumas dicas para os cidadãos colocarem em prática atitudes que valorizam o bom comportamento e a paz no trânsito.

Dia da GentilezaFoto: Arquivo Tecnodata.

Quem convive diariamente no trânsito precisa empenhar-se para proporcionar um ambiente de qualidade e, mais do que exigir dos outros, deve comprometer-se a fazer a sua parte. Isso depende de uma ação pessoal consciente e determinada.

Para Eliane Pietsak, pedagoga especialista em trânsito, as pessoas devem questionar continuamente suas ações e autoavaliar suas atitudes. “Além disso, verificar o próprio desempenho em cada nova situação à qual for exposto e corrigindo-o quando necessário”, explica.

Conforme a especialista, quando acontecem os conflitos no trânsito, é preciso parar e refletir. “Apesar da tendência que temos de culpar os outros, é provável que os verdadeiros motivos estejam em nós mesmos”.

Estar no trânsito exige comprometimento, responsabilidade, atenção e uma boa dose de gentileza. E hoje, dia 13 de novembro, é comemorado o Dia da Gentileza.

Por esse motivo, o Portal do Trânsito separou algumas dicas para os cidadãos colocarem em prática atitudes que valorizam o bom comportamento e a paz no trânsito.

Não participar de brigas e discussões

O “bate-boca” não resolve, porque ninguém mais está escutando. O ideal é não participar de desentendimentos desse gênero. O participante mais capaz e inteligente procura acalmar os ânimos para voltar ao diálogo.

Ver o lado positivo

É preciso compreender certas atitudes incorretas dos outros motoristas, pois provavelmente não tiveram a oportunidade de analisar suas atitudes e melhorar seu comportamento no trânsito. Jamais reagir, pois um erro não justifica o outro.

Agir com bom senso

No trânsito, atitudes refletidas e bem pensadas podem fazer a diferença em momentos de tensão ou em situações críticas. O condutor consciente é aquele que, em uma situação delicada, pensa antes de agir, procura analisar os dois lados e ser justo em palavras e decisões sem ficar nervoso, principalmente se o errado for ele mesmo.

Mensagens simples e diretas

A comunicação entre os usuários do trânsito deve ser simples e objetiva, para que não dê margem para má interpretação. Mensagens curtas e rápidas facilitam a compreensão entre condutores e pedestres, contribuindo para a boa fluência do trânsito e evitando acidentes.

Saber distinguir o momento oportuno

Congestionamentos, incidentes e situações tensas geram irritação e desconforto. Nestas circunstâncias, é preciso manter a cabeça fria e escolher o momento ideal para agir, pois qualquer gesto ou atitude imprópria pode gerar confusão e até acidentes.

Usar o veículo para a finalidade correta

Utilizar o veículo para demonstrar nível social, para compensar sentimentos de inferioridade e insegurança, bem como usar o tamanho e a potência para intimidar os outros, são atitudes socialmente reprováveis.

Comunicação face a face: como agir?

No trânsito, algumas ocorrências provocam comunicação “cara a cara”. Nessas “conversas”, comuns em incidentes, geralmente são transmitidas várias outras “impressões” além da mensagem que está sendo falada. É preciso tomar cuidado com entonação de voz e expressões utilizadas, que podem complicar a situação, ao invés de resolvê-la.

Atitudes gentis no trânsito

Algumas atitudes que colocam a gentileza no trânsito em prática:

– Aguardar a travessia de pedestres na faixa com calma;

– Não fechar um cruzamento;

– Dar passagem a outro motorista que está sinalizando a intenção de mudar de faixa;

– Não gritar com os demais usuários do trânsito;

– Pedir desculpas quando errar;

– Relevar atitudes erradas dos outros;

– Dar espaço e aguardar, sem pressionar, o motorista do veículo da frente estacionar;

– Ter mais paciência com idosos e condutores sem experiência.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *