O consumo de álcool, entorpecente ou substância tóxica, antes de dirigir, passa a ser proibido definitivamente no país e renderá punição rigorosa ao infrator. Isso é o que prevê o projeto de lei (PL) 5.395/2013, de autoria da deputada federal Keiko Ota (PSB-SP). A iniciativa, que acaba de dar entrada na Câmara dos Deputados, foi baseada integralmente em uma proposta de iniciativa popular da campanha “Não Foi Acidente”, que já conta com cerca de 1 milhão de assinaturas. O projeto tem apoio ainda do movimento Viva Vitão e da Comissão de Direito Viário da OAB-SP. O PL 5.395/2013 muda radicalmente o Código Nacional de Trânsito Brasileiro por impedir o consumo de bebida alcoólica para quem for dirigir. Entre outras medidas, não será mais obrigatório o exame com o bafômetro para registrar estado de embriaguez. O crime de trânsito, que continuará sendo considerado homicídio culposo, passa a ter a pena aumentada para cinco a nove anos de reclusão. Mesmo que não haja vítimas fatais, a penalidade para quem guiar embriagado será elevada. “Apresentei esse projeto a pedido das pessoas envolvidas com a campanha ‘Não Foi Acidente’, cuja causa considero extremamente importante. Dada a intensidade com que vemos centenas de vítimas decorrentes de trágicos acidentes de trânsito, muitas em virtude do consumo de bebida alcoólica por parte dos motoristas, não tenho a menor dúvida quanto à necessidade do Congresso analisar essa proposta e colocá-la em votação o mais rápido possível. Ouso dizer que se trata de uma medida que merece tramitar urgentemente dado seu caráter de salvar vidas. Nesse caso, não há meio termo: precisamos adotar uma postura de tolerância zero para evitar a ocorrência de tantas mortes no trânsito”, afirma Keiko Ota. Fonte: O Serrano
Artigos Recomendados Para Você
NOS SIGA!
Nova lei de trânsito: validade de 10 anos da CNH não será automática
Muitos condutores têm dúvidas sobre o novo prazo de renovação da CNH. Por esse motivo, o Portal do Trânsito decidiu esclarecer alguns pontos. Resumo da Notícia A Lei 14071/20 altera…
Como imprimir o CRLV Digital 2020
Está com problemas para imprimir o CRLV Digital 2020? O Portal do Trânsito mostra o passo a passo, tanto pelo CDT como pelo Portal de Serviços do Denatran. O Portal…