Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Itens importantes para checar na hora da revisão da motocicleta


Por Assessoria de Imprensa Publicado 04/04/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Majô Gonçalves-

Assessora de Imprensa

Revisão motocicleta Foto: Freeimages.com

Para garantir uma pilotagem com segurança e assegurar que a motocicleta apresente o máximo de performance possível, é fundamental que o motociclista mantenha a manutenção em dia. “A recomendação é ficar atento às revisões periódicas e analisar todos os sistemas da motocicleta desde motor e câmbio até os pneus”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Na parte de motor e câmbio, Silva alerta para a limpeza, pois facilita observar vazamentos de óleo ou combustível.

“Mas, cuidado para não danificar componentes, é possível fazer a higienização sem água, utilizando produtos específicos em spray ou se preferir, utilizando apenas água e sabão neutro”, adverte.

Devem ser verificados as condições do cabo, cachimbo, vela e filtros, bem como nível e prazo do óleo lubrificante.

No sistema de suspensão é preciso procurar indícios de desgaste nos amortecedores traseiros, como vazamentos ou buchas danificadas, bem como ruídos ou folgas. O nível de fluido hidráulico das bengalas e os retentores devem ser analisados.

Nas motocicletas com conjunto de pinhão, coroa e corrente, é necessário ter atenção com limpeza e lubrificação além de conferir e ajustar a tensão da corrente. Já nas motocicletas com eixo cardan, além de observar o nível do lubrificante, deve-se verificar se há vazamentos.

Os cabos de acelerador, embreagem, freios e do velocímetro também devem ser checados para identificar se há algum desgaste. Na dúvida, troque preventivamente.

No sistema de frenagem a disco, a recomendação é avaliar as pastilhas e discos quanto à espessura mínima para o correto funcionamento, enquanto na moto com tambor, é aconselhável revisões periódicas, verificando sempre a alavanca de acionamento quanto à regulagem e a cada 15 mil quilômetros ou anualmente, é aconselhável uma inspeção interna dos componentes além do desgaste de lonas que também devem ser analisados. Caso o acionamento seja hidráulico, confere-se o nível do fluído e se há vazamentos.

A parte de iluminação e bateria não devem ser esquecidas na hora da revisão, bem como o desgaste das bandas de rodagem dos pneus e outros defeitos.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *