Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

ONG capacita motoristas para atender idosos, deficientes e gestantes


Por Mariana Czerwonka Publicado 03/11/2015 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Treinamento para motoristasA ONG Educar para o Trânsito Educar para Vida – ETEV realizou mais um ciclo de treinamento para motorista de transporte coletivo da grande João Pessoa. Os 145 funcionários participaram do programa “Motorista Cidadão, Transporte Legal” um programa pioneiro no país que tem por objetivo capacitar motoristas de ônibus para um atendimento diferenciado a pessoas com mobilidade reduzida (idosos, gestantes e pessoas com deficiência). Em simulação, eles experimentaram as dificuldades enfrentadas por esses usuários. 

Eles trocaram de lugar com os passageiros que embarcam nos ônibus utilizando cadeiras cadeiras de  rodas, muletas, bengalas e máscaras nos olhos para simular as dificuldades enfrentadas por idosos e pessoas com deficiência. Os participantes foram estimulados a uma reflexão. 

As aulas práticas foram realizadas nos dia 29, 30 e 31 de outubro, na Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade de Santa Rita-PB. A experiência serviu para sensibilizar os operadores que sentiram na pele as limitações que fazem parte do dia a dia de muitos usuários e contou com aprovação da população.

A SIM Sistema Integrado Metropolitano e a Viação Sonho Dourado, que operam na região metropolitana de João Pessoa, foram as primeira empresa da Paraíba que aderiram ao programa, que tem como foco a educação, cidadania e o mais importante, respeito.

Para Luiz Carlos, idealizador do programa, “mudar comportamento e cultura só através da educação e quando temos motoristas educados temos um trânsito seguro e humano. Temos que fazer o que está ao nosso alcance para melhorar a vida da coletividade”, finaliza.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *