Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Presidente deseja trazer a Tesla ao Brasil: entenda os prós e contras


Por Agência de Conteúdo Publicado 18/04/2020 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 21h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Lucas W. Pelisari –

Upsites

Tesla no BrasilFoto: Pixabay.com

A notícia de que o Presidente Jair Bolsonaro deseja trazer a Tesla para o Brasil agradou a alguns, mas não a outros. Em 2020 o presidente Jair Bolsonaro foi até os Estados Unidos e, um dos compromissos da viagem envolveria a negociação da vinda da Tesla para o país.

Essa questão foi levantada pelo deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), que se reuniu com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes no início do ano para discutir sobre o assunto.

Apesar de ter sido muito bem vista por algumas pessoas, a aceitação não foi unânime pois provavelmente o Brasil não comporta uma fábrica de carros de luxo desse porte.

Continue lendo esse artigo para compreender melhor sobre o desejo do presidente de trazer a Tesla para o Brasil e os prós e contras dessa questão.

O histórico

Em fevereiro de 2020 muito se falou que o Presidente Jair Bolsonaro desejaria trazer a Tesla ao Brasil. Houve uma reunião entre o deputado federal Daniel Freitas (PSL-SC), que se reuniu com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes para discutir essa questão.

O ministro fez uma conferência juntamente com mais dois engenheiros do Brasil que são funcionários da Tesla. Apesar de a reunião ter realmente ocorrido, o fundador da empresa, Elon Musk, não fez nenhum pronunciamento oficial.

Alguns dias depois o presidente e sua comitiva foram até os Estados Unidos e, uma das promessas dessa viagem era justamente negociar a instalação da fábrica no Brasil. Mas em meio aos compromissos presidenciais a pandemia do Covid-19 começou a se espalhar pelo mundo, atingindo inclusive os Estados Unidos e Brasil.

Isso acabou silenciando as discussões, deixando o assunto dormente. Mas será que trazer a Tesla ao Brasil é realmente uma boa ideia? Quais são os prós e contras disso? A seguir falaremos mais sobre isso.
Prós e contras de trazer a Tesla ao Brasil

Primeiramente antes de trazer a Tesla ao Brasil é necessário aprovar o projeto PL 4825/2019 que preconiza a isenção de IPI para carros elétricos e híbridos.

Ademais buscar por investidores para o Brasil é muito válido, mas Elon Musk pode não ser a melhor escolha.

Apesar de ser muito valiosa na bolsa de valores, em sua história a empresa já fez muitas promessas não cumpridas. Além disso atualmente ainda é muito arriscado investir em um fabricante de veículos elétricos.

A promessa da fabricante mais famosa foi a de criar um veículo autônomo, que pudesse atravessar os Estados Unidos sem motorista. No entanto isso foi feito em 2017 e até hoje ainda não aconteceu.

Mais uma promessa foi o caminhão Semi e uma rede de táxis-robôs que até hoje também não aconteceram.

Tais promessas atraem muitos olhares para a marca que se populariza cada vez mais e atrai investidores.

A picape Cybertruck, por exemplo, já possui 500.000 interessados que fizeram suas reservas, fornecendo 50 milhões de dólares para o fabricante. Isso porque o lançamento está previsto para o segundo semestre de 2021.

Apesar de todas as controvérsias e processos trabalhistas por trás da marca, a fabricante continua funcionando e ganhando muito dinheiro. Isso ocorre sobretudo porque a marca é idolatrada por muitos fãs.

A principal propaganda de Elon Musk é o fato de a sua fábrica trabalhar de maneira diferente das demais, de forma semelhante às empresas de tecnologia.

No entanto os veículos são lançados sem que sejam feitos muitos testes, como se a Tesla preferisse a opinião direta dos seus clientes.

Com isso constantemente são feitas melhorias nos veículos como (rádio automotivo), como se fossem atualizações, feitas online.

Apesar de a busca dos brasileiros por investidores e geração de empregos é real, mas pode ser que carros elétricos não sejam o melhor investimento para esse momento.

Já há algum tempo que a indústria automotiva está em baixa no país e, várias fabricantes e montadoras estão correndo o risco de fechar por falta de vendas.

Já houve uma onda de demissões e reduções de operações, mas com a chegada da pandemia do Covid-19 isso se agravou ainda mais.

As previsões relativas à economia mundial são pessimistas e por isso provavelmente a venda de veículos vai diminuir ainda mais nos próximos anos.

Outra questão importante é que em Xangai, na China, já existe uma fábrica Tesla. Sendo assim o país seria um concorrente direto do Brasil.

Conclusão

Apesar de a ideia de trazer a Tesla ao Brasil ser positiva, esse pode não ser o melhor momento de fazer isso.

Diante do cenário atual a prioridade é reunir esforços para manter e estimular as indústrias que já se encontram no país, para posteriormente pensar em trazer novos investidores.

Apesar de ser uma fabricante extremamente tecnológica, a Tesla pode não ser boa no cenário brasileiro. Seus carros são elétricos e de luxo e, o Brasil é um país pobre, que não possui uma população rica suficiente para manter as vendas.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *