Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Prova teórica já pode ser feita no CFC em São Paulo


Por Mariana Czerwonka Publicado 23/11/2020 às 17h23 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Para prestar o serviço, o CFC precisa estar credenciado junto ao Detran/SP. Atualmente, já são mais de 400 CFCs aptos a aplicar a prova teórica.

Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do estado de São Paulo estão autorizados, pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP), a aplicar a prova teórica para primeira habilitação em suas dependências.  Até pouco tempo, esta etapa era feita exclusivamente em unidades do Detran.

Para prestar o serviço, o CFC precisa estar credenciado junto ao órgão executivo de trânsito. Atualmente, já são mais de 400 CFCs aptos a aplicar a prova teórica. A expectativa do Detran é que, em breve, este número ultrapasse a marca de 1.000 centros.

Mais de 760 provas já foram aplicadas desde o final de outubro, quando os primeiros CFCs iniciaram a prestação do serviço.

“A iniciativa, somada ao investimento do governo do Estado em tecnologia e inovação, aumenta a capacidade de atendimento e agrega serviços aos CFCs, gerando renda e preservando empregos”, afirma Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.SP.

A medida foi regulamentada na Portaria Detran SP 162, de agosto passado, que inclui todos os requisitos necessários para que o CFC possua autorização para a aplicação do teste.

Veja aqui o que é necessário para o credenciamento.

Correção das provas

Ainda conforme o Detran, as questões que compõem as provas, bem como as correções de respostas, continuam sendo tarefas do órgão, que também fiscaliza todas as etapas para garantir o cumprimento legal das exigências estabelecidas na portaria.

Seguindo os critérios estabelecidos pelo Plano São Paulo, as unidades e CFCs poderão atuar dentro do limite de 50% da capacidade. O aluno também pode optar por fazer a prova teórica monitorada da maneira tradicional, ou seja, na unidade do Detran/Poupatempo, basta agendamento prévio.

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *