Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Quais são as leis de trânsito mais estranhas do mundo?


Por Agência de Conteúdo Publicado 13/09/2020 às 16h20 Atualizado 08/11/2022 às 21h43
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Antes de viajar para fora do Brasil, conheça as leis de trânsito mais estranhas do mundo e veja se conseguirá encará-las.

Por Jeniffer Elaina,

do SeguroAuto.org

Trânsito no mundoFoto: Divulgação.

Mesmo quem não dirige um carro de forma regular, já tem conhecimento acerca do que pode ou não fazer nas vias e rodovias. No entanto, é fora do Brasil que existem as leis de trânsito mais estranhas do mundo.

Em solo brasileiro, dirigir alcoolizado é totalmente proibido, bem como deixar de ligar os faróis quando está conduzindo o veículo à noite. Além disso, o uso do cinto de segurança é primordial, assim como manter atenção no trânsito.

Dessa forma, como já estamos acostumados com essas normas no trânsito, nos esquecemos que elas sofrem alterações dependendo do lugar no qual estamos.

Então, caso esteja se programando para viajar nos próximos meses para o exterior, é melhor saber quais são as leis locais para conduzir um veículo, sem se assustar com algumas normas um tanto quanto esquisitas.

Antes de viajar, conheça as leis de trânsito mais estranhas do mundo

Às vezes, devido a correria do dia a dia, é normal esquecermos de fazer a limpeza do automóvel. No entanto, se você estivesse na Rússia, esse simples esquecimento te faria desembolsar mais de R$ 200,00.

Isso mesmo! A fiscalização de trânsito neste país não permite que os veículos com bastante sujeira circulem entre as avenidas.

Então, caso você pretenda visitar a Rússia algum dia, mantenha o carro sempre limpo para não sofrer as consequências.

No Alabama, estado localizado nos Estados Unidos, existe uma lei que proíbe que o motorista dirija com os olhos vendados.

Pode ser algo bem inusitado, uma vez que precisamos da nossa visão para guiar o carro corretamente, no entanto, essa lei realmente faz parte do dia a dia dos cidadãos desse Estado.

Em Cingapura, existe uma regra onde os motoristas devem manter o seu veículo cerca de 50 metros de distância de locais onde há fluxo de pessoas.

Faróis durante o dia

Geralmente, muitas pessoas tendem a usar as luzes do farol somente quando saem de carro à noite. Porém, isso jamais poderá acontecer se você estivesse na Suécia. Nesse país, andar de automóvel sem os faróis acesos, não importa o horário, iria te render uma multa bastante alta.

Uma das leis de trânsito mais curiosas do mundo é encontrada na Dinamarca, onde, antes de sair com o seu carro, os motoristas precisam averiguar se abaixo dele há alguma criança.

Muitas são às vezes onde a garotada que mora na mesma rua se reúne para brincar. Nesses casos, por pura inocência, algumas acabam se escondendo debaixo do veículo e adormecem no local.

Em solo canadense, mais precisamente na província de Ontário, os taxistas possuem o direito de negar uma corrida, caso o cliente apresente mau hálito.

Será que além das leis, o seguro de carro também muda em outros países?

O seguro auto é um meio adquirido pelo dono do veículo para contratar um serviço de proteção ao seu carro próprio. Os planos de cobertura variam entre uma seguradora para outra, assim como os valores de cada uma.

Se você pensa em fazer uma viagem pela América do Sul após o período de pandemia, se faz necessário ficar atento se a proteção contratada abrange áreas que não estão situadas no Brasil.

Quando o seu veículo é furtado em solo brasileiro, o seguro auto contratado lhe dará direito a receber uma determinada quantia de indenização.

Agora, caso você seja vítima de um roubo em outro país, as coisas tendem a ser um pouco mais complicadas.

Antes de fazer uma viagem internacional a bordo do seu carro, verifique se a sua seguradora oferece uma cobertura internacional porque senão a indenização do seguro auto pode ser negada.

Seguro Carta Verde

Porém, existe um outro seguro no qual é preciso ter ao viajar para alguns países do Mercosul, como por exemplo, a Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Denominado como Seguro Carta Verde, trata-se de uma cobertura que visa assegurar a responsabilidade do motorista enquanto ele estiver trafegando em um local que não seja o seu país de origem.

O Seguro Carta Verde se assemelha ao DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), uma cobertura comum do Brasil.

Em ambos os seguros, as coberturas oferecidas são: danos por morte, danos materiais, danos causados a outros indivíduos, gastos em hospitais, pagamento de advogado ou qualquer outra necessidade judicial após um acidente.

A única diferença entre eles é que o DPVAT funciona somente para brasileiros que estão no Brasil e a Carta Verde, para os visitantes que estão em algum país da América Latina.

Assim, mesmo que algo de ruim venha a ocorrer, o seguro auto contratado vai prestar todo o suporte necessário, mesmo que você esteja em um local com as leis de trânsito mais estranhas do mundo.

 

 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *