Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Uso do cinto pode evitar 6 mil mortes no trânsito por ano


Por Mariana Czerwonka Publicado 28/07/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h08
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Cinto de segurança no carro

Quantidade de multas aplicadas aos que não usam cinto de segurança cresceu 158% em dois anos. Em 2014, já foram mais de 62 mil infrações

Uma lei que pegou em todo o país e ajudou a salvar milhares de vidas, agora anda caindo no esquecimento. O uso do cinto de segurança é obrigatório e, se todo mundo usasse, seis mil mortes poderiam ser evitadas por ano.

Depois de todas as campanhas, a equipe do Bom Dia Brasil não teve dificuldade de flagrar essa irresponsabilidade. Nesta quarta-feira (23), em uma avenida de Brasília, em alguns minutos, o Bom Dia Brasil flagrou 10 motoristas sem cinto de segurança. O que foi visto nas ruas está presente nas estatísticas: a quantidade de multas aplicadas aos que abandonaram este item fundamental e obrigatório cresceu 158% em dois anos.

É um hábito muito simples, quase automático, que ninguém deveria esquecer. “Colocar o cinto de segurança”, diz um motorista. “Sempre”, completa outra motorista.

Mas, muitos motoristas e passageiros têm esquecido, sim. O uso do cinto de segurança é obrigatório há 16 anos. Está no Código de Trânsito. Na capital do país, é fácil flagrar gente descumprindo a lei. Nos últimos dois anos, o crescimento na quantidade de multas por dirigir sem o cinto foi de 158%.

Somente este ano, de janeiro a junho, já foram registradas mais de 62 mil infrações. E tem desculpa para tudo.

“É perigoso, mas no estacionamento eu tirei, só porque eu cheguei aqui”, diz um motorista. “Eu tirei, aí entrei e vou estacionar”, afirma um outro motorista.

De acordo com a lei, o cinto só deve ser tirado depois que o carro estiver totalmente parado. Um motorista percebe que está sendo filmado e logo coloca o cinto. E há quem use a contragosto. “Às vezes atrapalha um pouco”, diz uma motorista.

A situação se repete em outras cidades. Em Salvador, o número de multas mais que dobrou nos primeiros seis meses deste ano. Foram 10.964 mil infrações, contra 4.660 no primeiro semestre do ano passado.

A lei diz que o cinto deve ser usado por todas as pessoas que estão no carro e a multa é considerada grave. O motorista leva cinco pontos na carteira e tem de pagar R$ 127. De acordo com especialistas em segurança no trânsito, se todos usassem o cinto, cerca de 6 mil mortes por ano poderiam ser evitadas no Brasil.

“Provavelmente eles estão mais relaxados, eles estão negligenciando os riscos do trânsito”, ressalta David Duarte, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito.

Quem respeita a lei, sabe direitinho por que tem que se proteger. “Salvar vida, o principal”, explica uma motorista.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *