Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Viajando de carro com segurança. Dicas importantes


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/02/2014 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h18
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Viajar de carro com segurançaLicença da foto:
Eriks airconditioned road trip car by Stig Nygaard (CC BY 2.0)

Não somente no período de férias, mas todas as vezes que fizermos uma viagem devemos prestar atenção em certas situações para não colocar em risco a nossa segurança e a das pessoas que viajam conosco.

Não é comum pensarmos nisso, mas até quando não apresenta nenhum problema, o carro deve passar por uma oficina antes de pegar a estrada.

Veja o que controlar antes de partir para uma viagem, para diminuir os riscos de pane do veículo.

Para algumas pessoas essa frase é uma verdade, não se tem sempre o cuidado devido com o carro. Pneus não calibrados corretamente, óleo velho ou em pouca quantidade, sistema de ar condicionado não funcionando direito: basta pouco para comprometer uma viagem, e carros novos ou usados podem trazer algum problema.

Saiba o que revisar antes da viagem

Pneus

É fundamental uma visita ao borracheiro para controlar tanto o desgaste do pneu, como também algum possível problema na pressão da borracha, pois se não estão em bom estado podem comprometer a segurança da viagem.

Revisão

Já passou o prazo da revisão? Quantos motoristas conhecem esse prazo? Porém é realmente importante ficar atento a esta data e fazer a revisão para não ter surpresas desagradáveis durante a viagem.

Visita ao mecânico de confiança

Em uma hora ou um pouco mais, o mecânico pode fazer uma verificação, um check-up no seu carro, e assim evitar que possa acontecer algum problema, verificando:

– O óleo do motor e eventualmente substituindo-o.

– O líquido de arrefecimento do motor, principalmente quando se pega longas filas com o motor ligado, que o faz esquentar muito;

– As pastilhas de freio: a verificação do desgaste das pastilhas de freio é muito importante, alguns motoristas nem se dão conta que estão arruinando o disco em cada freada.

– A água e o estado do limpador de para-brisa, item muito importante para uma boa visibilidade.

– O estado da bateria garantindo assim o seu correto funcionamento.

E boa viagem!

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *