Notícias

Opinião

Comportamento de risco para cumprir horário 

Comportamento de risco para cumprir horário

Em 2011 (D.O.U. 07/07/11) foi publicada a Lei 12436, cuja finalidade é coibir práticas que estimulem o aumento da velocidade nas atividades realizadas por motociclistas profissionais, como o velho exemplo de não pagar pela pizza fria, impor sanções ou descontos, cujo objetivo é não comprometer a segurança de trânsito em troca de uma prestação de serviço mais eficiente e rápido.

A legislação limitou-se aos veículos de duas rodas, mas nas cidades a pressão sobre os motoristas do transporte coletivo para cumprimento de horários muitas vezes inviáveis pressiona o profissional a adotar práticas de risco, e os índices de acidentes envolvendo ônibus do transporte coletivo não nos desmentem.

O motorista é o elo mais frágil, pois o Poder Concedente fiscaliza e pune a empresa prestadora do transporte pelo atraso, a empresa pressiona o motorista, o passageiro pressiona o motorista. Ou seja, ele é aquele aluno que apanha na escola, recebe castigo da professora e apanha quando chega em casa.

Dentre as práticas que é facilmente percebida é a modulação da velocidade de forma a transpor os cruzamentos na iminência de abertura, sequer diminuindo a velocidade como recomendaria a prática defensiva à qual foi submetido em seu treinamento. Quando o semáforo de uma via está fechando ele fica no amarelo por alguns segundos, passa ao vermelho, e o da via transversal permanece fechado por mais uma fração, de forma que nessa fração ambas as vias ficam com o semáforo fechado. Portanto, quando o motorista segue pela via que ainda está com semáforo fechado, porém controlando o fechamento da transversal, ele já estaria transpondo em velocidade inadequada. Essa inclusive é a crítica aos semáforos temporizados, pois torna possível controlar não apenas o fechamento de uma das vias, mas também a abertura da transversal.

O grande problema é que no caso de um acidente a tendência das testemunhas é olhar para o semáforo logo após a colisão, e verá o semáforo aberto para quem estava abrindo, e fechado para o que estava fechando.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *