A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou no último dia 3 proposta que obriga auto-escolas com no mínimo 20 veículos em sua frota a adaptar pelo menos 1 deles para aprendizes portadores de deficiência física. As auto-escolas que tiverem menos de 20 veículos não precisam fazer adaptação em nenhum. Nos veículos a serem adaptados, deverão ser instalados comandos manuais de embreagem, freio e aceleração.
O projeto foi aprovado em caráter conclusivo e segue para o Senado. As regras constam do substitutivo do deputado Colbert Martins (PMDB-BA) ao Projeto de Lei 975/99, do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS). Colbert Martins, por sua vez, aproveitou o texto anteriormente aprovado pela Comissão de Viação e Transportes. O texto original de Pompeo de Mattos propunha o mínimo de 1 carro adaptado para uma frota de 10 veículos. Essa exigência também estava prevista no PL 1510/99, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que tramita apensado. A Comissão de Viação e Transportes modificou o número inicialmente proposto com o argumento de que a demanda dos portadores de deficiência não justifica a obrigatoriedade de 1 veículo adaptado para cada 10.
De acordo com o texto aprovado, as auto-escolas que descumprirem a regra estarão sujeitas às seguintes penalidades, de forma sucessiva: advertência; multa de R$ 1,5 mil; multa de R$ 3 mil; suspensão da licença de funcionamento; e cancelamento definitivo da licença.









Como adquirir um carro adptado, e quais são as vantagens que o deficênte pode obter atraves da lei?
Tenho uma filha que estuda e trabalha em São Leopoldo, portadora de Deficiência física, (não possui o antebraço esquerdo) tiraram todas as possibilidades dela tirar a carteira alegando não possuir carro adaptado na cidade, o que fazer, já que ela não dispoê de tempo para ir até outra cidade, uma vêz que conseguiu emprêgo na Unisinos recentemente e não poderá faltar de forma nenhuma para fazer aula prática em outra localidade.
Aiyl, nossa empresa comercializa diversos tipos de adaptação para transporte ou direção de pessoas com deficiencia física.
Entre em contato que poderemos verificar o que melhor atende as necessidades da sua filha e da familia.
Abraços
Edméa Borges (31) 3591-8915 Betim/MG
achos que os homens de 16 deveria poder tira a CNH so devem ter responsabilidade !
faço adaptaçoes para carro de alto escola e para deficiente das pernas ..em NATAL RN NEOPOLIS…TEL.99287997..88095102
Meu nome é abdias sou deficiente fisco da perna esquerda tenho um carro,mas não é adaptado preciso adaptar somente a imbreagem porque aminha perna esquerda não tem força suficiente para pisar na imbrenagem ,que aminha perna direita é normal,que tipo de imbreagem que eu poça comprar para adaptar o meu carro.Como que eu faço para conseguir uma adaptação para meu carro.aguardo retorno do desse comentario.
eu sou paraplegicos como faço para adaptar o meu carro
Fernando, minha filha recentemente conseguiu sua carteira de motorista, e estamos iniciando o processo junto a Receita Federal e Estadual, para ter direito aos descontos previstos em Lei, a princípio a Fiat possui equipe capacitada para colocar um carro adaptado dentro das condições especificadas pelo Detran, no caso da minha filha , ela não possui o antebraço esquerdo.
Mas observe acima, existem pelo menos dois enderêços que fazem adaprações.
Um abraço, boa sorte
Fernando
Informações sobre este assunto você encontra no link abaixo:
http://www.portaldotransito.com.br/dicas-uteis/portadores-de-necessidades-especiais.html
Equipe Portal.
tenho um amigo caminhoneiro que perdeu o braco esquerdo e nao acha nenhuma auto-escola para deixar ele fazer aula em onibus adptado.se alguem souber me avise
OI MORO AQUI EM SALVADOR,BA E GOSTARIA DE SABER ONDE TEM UMA ESCOLA COM CARROS ADAPITADOS,AQUI EM SALVADOR; PARA PESSOS COM DEFICIENCIA FISICA,POIS TENHO UMA DEFICIENCIA E GOSTARIA DE TIRA A MINHA PRIMEIRA ABILITACAO
QUEREM FAZER A LEI APENAS PARA AUTO ESCOLAS QUE TEM MAIS DE 20 CARROS. ISTO É SÓ NOS GRANDES CENTROS – CAPITAIS E CIDADES GRANDES – E QUEM MORA NO INTERIOR ??? DESCULPE, MAS QUEM FAZ ESSE TIPO DE LEI NÃO TEM UM MÍNIMO DE Q.I. – MUITAS LEIS NO BRASIL, SÃO LEIS BURRAS, ATÉ QUEM NÃO TEM NEM ENSINO MÉDIO SABE DECIFRAR.
Tenho uma empresa de adaptaçao em veiculos para pessoas com necessidades especiais. http://www.fierrospecialcars.com.br Me coloco a disposiçao para qualquer esclaqrecimento, sou representante GUIDOSIMPLEX em todo rio grande do sul.