• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Você no Trânsito

CNH suspensa: saiba em que condições é possível fazer o curso EAD de Reciclagem 

CNH suspensa: saiba em que condições é possível fazer o curso EAD de Reciclagem
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Reciclagem EAD
Foto: Freeimages.com

Devido a pandemia, causada pelo coronavírus, muitos processos administrativos que afetam diretamente os órgãos de trânsito tiveram seus prazos suspensos por tempo indeterminado pela Deliberação 185 do Contran.

Entre eles, estão suspensos os prazos para apresentação de defesa e recursos de processos de Suspensão do Direito de Dirigir e Cassação da CNH. Também estão suspensos os Cursos de Reciclagem para Condutores Infratores presenciais, o curso pode ser realizado, em alguns estados, à distância.

Quem pode realizar o curso EAD nesse momento

Para aproveitar o tempo de isolamento, muitos condutores estão realizando o Curso de Reciclagem EAD e adiantando o processo para voltar a dirigir. Porém, não são todos os que podem fazer o curso nesse momento.

Como os prazos estão suspensos, para realizar o curso EAD é preciso estar com todo o processo finalizado junto ao Detran.

“Se o condutor foi notificado, já apresentou recurso ou esgotou o prazo de defesa e ele teve o processo deferido para a suspensão do direito de dirigir, é possível fazer o curso EAD”, explica Celso Alves Mariano, especialista em trânsito e diretor do Portal.

Além do processo finalizado, o Detran do estado de origem do condutor deve ter liberado o formato EAD aos condutores. Alguns órgãos estaduais oferecem apenas a modalidade presencial como alternativa.BANNER RECICLAGEM COM CÓDIGO

Consultar o processo

Como muitos condutores têm dúvidas sobre a CNH e o processo nos Detrans, a Tecnodata criou, durante esse período de isolamento social, um canal de comunicação para auxiliar o condutor a consultar a sua situação.

Para saber se é possível realizar o curso de Reciclagem EAD, o condutor infrator pode entrar em contato pelo WhatsApp (41) 99258-4436 ou e-mail atendimento@tecnodataeducacional.com.br, a consulta é gratuita.

Curso online

A duração do curso de reciclagem EAD é de 30 horas aula e contempla as disciplinas de Relacionamento Interpessoal, Direção Defensiva, Primeiros Socorros e Legislação de Trânsito, conforme Resolução n.º168/2004 do Contran.

A duração mínima do curso para quem tem a CNH suspensa é de três dias, mas o condutor tem até 45 dias para finalizar o curso. É possível estudar em qualquer hora e lugar e o ambiente online é compatível com qualquer dispositivo: computador, tablet ou celular (smartphone). O curso de reciclagem online fica disponível 24 horas por dia.

 “O Curso de Reciclagem cumpre uma importante missão no resgate da consciência cidadã e do comportamento responsável do condutor. Ainda há um longo caminho a ser percorrido na humanização do trânsito brasileiro, afinal, nossos índices de mortes, acidentes e incidentes no trânsito, apesar de terem melhorado nos últimos anos, ainda são muito elevados, quando comparados aos de países mais desenvolvidos. Compreensivelmente, a Reciclagem é vista com antipatia por boa parte dos condutores que a ela são submetidos, mas hoje ela tem uma inegável importância no processo de amadurecimento dos usuários do trânsito”, conclui César Bruns, diretor presidente da Tecnodata Educacional.

 

Curso de Reciclagem CNH Online – Clique no banner abaixo   e Saiba mais!BANNER RECICLAGEM

 


Artigos Recomendados Para Você

48 Comentários

  1. Rogério

    Ja fiz a reciclagem já cumpri a suspensão e peguei o certificado do curso mais não consigo pegar minha CNH pois a unidade em que entreguei está fechado posso dirigir com o certificado já que não consigo pegar a CNH

    1. Mariana Czerwonka

      Rogério

      O Certificado não é válido como documento. Sugiro que entre em contato com o Detran de seu estado para que te orientem sobre como proceder.

      Equipe Portal

      1. Erick

        Não consigo contato com o Detran SP, poderia me ajudar?

        1. Mariana Czerwonka

          Erick

          Eles divulgaram um e-mail para contato:

          falecomdetran@sp.gov.br

          Equipe Portal

  2. Douglas

    Bom dia no meu caso eu já completei o prazo de suspensão já peguei o certificado mas com essa pandemia não consigo pega minha Cnh e sou caminhoneiro como devo fazer nessa situação

    1. Mariana Czerwonka

      Douglas

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

    2. Carlos de Almeida Filho

      entrei em contato com o Detran em 01/07/2020 e até hoje 05/08/2020 não recebi resposta.
      Serviço ineficaz

  3. Luis

    como fazer para entregar a CNH suspensa , já que os postos do Detran estão fechados

    1. Mariana Czerwonka

      Luis

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  4. Rafael

    Eu fiz o curso peguei o certificado e tenho a CNH digital, mas consta como suspensa. Segundo o site do detranSP automaticamente iria da baixa e a CNH digital iria ficar como ativa, mas nao aconteceu.
    segue o link do detran sobre isso
    http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/duvidasFrequentes/sa-cnh-habilitacao/sa-+suspensaocnh/sa-detalhessuspensaocnh/

    1. Carlos de Almeida Filho

      Estou com o mesmo problema.
      Conclui o curso, estou com o certificado, minha suspensão acabou dia 01/07/2020 e nada de desbloquear.
      Passou da hora de acabar com o gerenciamento dessas instituições pelo estado.
      Concessão seria ótimo… não prestou um bom serviço, perde a concessão e ja era.

  5. Wellington Campelo

    Estou morando em Minas ..minha CNH e do espírito santo ..meu prazo de recorrer já achou …como posso fazer o curso aqui en Minas ,

  6. Bruno Trevisan

    Ola,
    Eu entreguei minha cnh e recebi um protoco, que Infelizmente, eu perdi. Como devo proceder?
    Obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      Bruno

      Você deverá entrar em contato com o Detran de seu estado, pelos canais de atendimento online, eles te orientarão sobre como proceder.

      Equipe Portal

  7. Ricardo

    Reforçando a pergunta feita pelo Rafael: para os casos onde o certificado de reciclagem ja foi emitido pelo CFC, voces tem alguma informacao sobre quanto tempo levara para o Detran-SP dar baixa no prontuario? Obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      Ricardo

      Apenas o Detran/SP poderá te passar essa informação. O único canal de contato que eles divulgam é o e-mail: falecomdetran@sp.gov.br

      Equipe Portal

      1. Ricardo

        Mariana, agradeco a rapida resposta. Recebi a seguinte resposta do email do Detran: “Por gentileza, não responda esta mensagem. Esta caixa de correio é exclusiva para o envio de respostas às manifestações do Detran.SP. Caso ainda tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, solicitamos que abra uma nova manifestação.”

        O sistema de contato dentro do site do Detran não funciona; a ouvidoria informa que o prazo para resposta é de 30 + 30 dias. Aparentemente estamos a merce de um servico altamente ineficaz.

        Se tiver alguma sugestao adicional, agradeco. Obrigado novamente.

        1. Mariana Czerwonka

          Ricardo

          Você já consultou a situação da CNH no site do Detran? Ela continua bloqueada?

          Equipe Portal

          1. Ricardo

            Oi Mariana, consulto diariamente, a CNH continua bloqueada, infelizmente.

        2. Eric

          Ricardo, estou na mesma situação. A baixa no sistema deles não acontece.
          Meu certificado de reciclagem foi emitido no dia 22/07 e até agora meu prontuário continua bloqueado. Acho bom unirmos pessoas na mesma situação e impetrar um mandado de segurança coletivo.

          Me manda email se tiver alguma novidade
          eric.reis@usp.br

          1. Ricardo

            Oi Eric. Como funcionaria o mandado? Um abraco.

          2. Alberto Gomes de Olanda

            Bom dia. Etou na mesma situação, vc conseguiu resolver?

  8. Anderson

    Preciso pagar alguma taxa para da baixa no sistema e começar a cumprir a suspensão no detran tipo levei uma suspensão de três meses e estão cobrando 93 reais para da baixa no sistema isso confere?

    1. Mariana Czerwonka

      Anderson

      Vou enviar a sua dúvida para o grupo de especialista, ela deve ser respondida na Live da próxima terça-feira (04/08), às 12h.

      Equipe Portal

    2. Ricardo

      Anderson, quem está querendo cobrar os 93 reais, auto-escola ou Detran? Voce ja fez o curso e prova de reciclagem? Tambem estou com a carteira suspens.

  9. Mayara Correia da Silva

    Boa tarde, Por favor me ajudem, Era para eu ter entregue minha habilitação em Abril e a carta chegou bem atrasada, porem estava tudo fechado, e praticamente deu prazo da minha suspensão. Minha duvida é se vai contar da data que eu entregar ou da data que veio na carta? Porque não é justo nem sai de casa e muito menos dirigi.

    1. Ricardo

      Ola. Sou so usuario do site mas posso te confirmar que o tempo comecara a contar a partir do momento que entregar a CNH.

    2. rose aparecida

      A Resolução 723 do CONTRAN estabeleceu que o início da contagem do prazo de suspensão da CNH acontece no dia em que esgotarem todas as possibilidades de recursos ou, ainda, na data expressa na notificação.

      Com essa mudança, a contagem do prazo de suspensão é iniciada automaticamente. Dessa forma, os condutores já não precisam dar causa para a contagem dos dias. Essa mudança é muito importante, especialmente porque víamos muitos casos em que condutores simplesmente esqueciam de entregar a CNH ou nunca recebiam as notificações, fazendo com que a contagem do prazo começasse mais tarde, ainda que, nesse período, a restrição já estivesse registrada em prontuário.

      “Art. 16. A data de início do cumprimento da penalidade será fixada e anotada no RENACH:

      I – em 15 (quinze) dias corridos, contados do término do prazo para a interposição do recurso, em 1ª ou 2ª instância, caso não seja interposto, inclusive para os casos do documento de habilitação eletrônico;

      II – no dia subsequente ao término do prazo para entrega do documento de habilitação físico, caso a penalidade seja mantida em 2ª instância recursal;

      III – na data de entrega do documento de habilitação físico, caso ocorra antes das hipóteses previstas nos incisos I e II.

      § 1º Na notificação de resultado dos recursos de 1ª e de 2ª instâncias deverão constar as informações definidas no art. 15, no que couber.

      § 2º A inscrição da penalidade no RENACH conterá a data do início e término da penalidade, período durante qual o condutor deverá realizar o curso de reciclagem”.

  10. Daniel Tadeu Souza profiro

    Bom dia eu estou com minha CNH vencida a quase um mês e não consigo saber como renovar pois no site fala que estou bloqueado

    1. Mariana Czerwonka

      Daniel

      A CNH está vencida ou suspensa?

      Equipe Portal

  11. Ricardo

    O “Fale com o Detran” (http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/detran/atendimento/faleconosco) voltou a funcionar hoje e esta fornecendo confirmacao de mensagem recebida e retornando numero de protocolo. O prazo de resposta para entao iniciar uma reclamacao na Ouvidoria (http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/detran/atendimento/ouvidoria/8b326275-4a72-454e-a967-da5795ca5e5d) é de 7 dias uteis.

    Sugiro que registrem sua solicitacao e, caso nao obtenham resposta em 7 dias uteis, partam para uma reclamacao na Ouvidoria.

  12. GUILHERME

    Tento mandar o formulário de manifestação no “Fale com o Detran” e sempre dá erro. Mandei uma mensagem na Ouvidoria direto. Estou esperando desde então.

    1. Ricardo

      Tenho conseguido usar o Fale com o Detran, mando mensagens diarias, mas a minha esperanca de obter resposta ou solucao do problema é muito baixa. Abri o chamado na Ouvidoria tambem mas, da mesma forma, nao espero nada do Detran. Eles voltaram a usar o Twitter (@detransp) e ja chegaram a responder algumas mensagens de outras pessoas, porem sem nada de concreto ou util de fato.

      O unico canal que eu consegui resposta foi a Ouvidoria do Poupatempo, porem eu perguntei alho e eles responderam bugalho. Enviei uma resposta pedindo somente que eles cumpram o processo proposto pelo Detran que é desbloquear os prontuarios daqueles que o CFC ja emitiu o certificado da reciclagem (faz 40 dias no meu caso) e estou aguardando novo retorno. Vamos ver se sai alguma coisa.

      1. Ricardo

        Responderam que iriam enviar para a area responsavel, tenho pra mim que nao vai dar em nada. Alguem interessado em um mandado de seguranca? Vou me informar como funciona.

  13. Rodrigo

    Eu ainda não entreguei a minha habilitação por conta da pandemia e a mesma vence em outubro 2020.
    Então, como devo proceder para que eu consiga renovar?

    1. Ricardo

      O melhor que eu conseguiria te indicar é a opcao de “reabilitacao de CNH” no menu “suspensao, cassacao e reabilitacao” dos servicos do Poupatempo, mesmo sem ter plena certeza que é o caminho correto, mas é o unico que parece disponivel.

  14. Ricardo

    Queria informar que consegui concluir o processo. Passo a passo:

    1) Entreguei a CNH na Armenia antes da quarentena (3 meses de suspensao)
    2) Em julho fiz a reciclagem no CFC
    3) Entre julho e esta semana, mandei inumeras mensagens para Fale com o Detran (nunca respondeu), Fale com o Poupatempo (nunca respondeu), Ouvidoria do Detran (respondeu mas foi a mesma coisa que nada) e Ouvidoria do Poupatempo (respondeu com boa vontade mas nao ofereceu a solucao final). Nas ultimas mensagens eu ja estava implorando por ajuda (era somente questao do Detran desbloquear o prontuario para que eu pudesse emitir a 2a via da CNH digital). Nao sei se o no desatou por si so ou por conta das mensagens
    4) Ontem o Detran desbloqueou o prontuario (eu estava entrando diariamente para verificar)
    5) Solicitei a 2a via da CNH no site do Detran
    6) Paguei R$56,56 de taxa + postagem (a postagem so acontecera depois da quarentena)
    7) Hoje recebi o email do Detran com as instrucoes para usar o app CDT (Carteira Digital de Transito)
    8) Ativei a CNH no app \o/
    9) Pra nao ficar duvida, emiti o prontuario no site do Detran onde consta que cumpri o prazo de suspensao e que nao ha restricao para digirir

    Minha longa participacao nesse site se encerra por aqui. Desejo boa sorte.

  15. Willian Nathan

    Mariana para os casos onde o certificado de reciclagem ja foi emitido pelo CFC, voces tem alguma informacao sobre quanto tempo levara para o Detran-SP dar baixa no prontuario? Obrigado.

    1. Mariana Czerwonka

      Willian

      Infelizmente não sei te dizer o prazo. O que temos conhecimento é que essa baixa está acontecendo. Acompanhe a sua situação no site do Detran/SP.

      Equipe Portal

  16. Lucas

    Pessoal boa tarde,
    Estou na mesma situação, já fiz o curso e estou com o certificado em mãos há algum tempo e a CNH continua bloqueada. Alguém conseguiu mais alguma informação sobre o que fazer?
    Tentei contatos com o Fale com Detran SP e ouvidorias do Detran e Poupatempo, e como esperado, obviamente não respondem.

    Engraçado é que quando é pra bloquear a CNH tudo funciona perfeitamente, quando cumprimos a lei e precisamos desbloquear é isso.
    Fui até o Poupatempo Sé e eles disseram que não fazem esse tipo de serviço e que não podem fazer nada.

    1. Mariana Czerwonka

      Lucas

      Veja o relato de um internauta:

      Queria informar que consegui concluir o processo. Passo a passo:
      1) Entreguei a CNH na Armenia antes da quarentena (3 meses de suspensao)
      2) Em julho fiz a reciclagem no CFC
      3) Entre julho e esta semana, mandei inumeras mensagens para Fale com o Detran (nunca respondeu), Fale com o Poupatempo (nunca respondeu), Ouvidoria do Detran (respondeu mas foi a mesma coisa que nada) e Ouvidoria do Poupatempo (respondeu com boa vontade mas nao ofereceu a solucao final). Nas ultimas mensagens eu ja estava implorando por ajuda (era somente questao do Detran desbloquear o prontuario para que eu pudesse emitir a 2a via da CNH digital). Nao sei se o no desatou por si so ou por conta das mensagens
      4) Ontem o Detran desbloqueou o prontuario (eu estava entrando diariamente para verificar)
      5) Solicitei a 2a via da CNH no site do Detran
      6) Paguei R$56,56 de taxa + postagem (a postagem so acontecera depois da quarentena)
      7) Hoje recebi o email do Detran com as instrucoes para usar o app CDT (Carteira Digital de Transito)
      8) Ativei a CNH no app \o/
      9) Pra nao ficar duvida, emiti o prontuario no site do Detran onde consta que cumpri o prazo de suspensao e que nao ha restricao para digirir.

      Equipe Portal

  17. Edison Borges

    Boa Noite……..estou com a minha CNH suspensa…..e nestes 12 meses a CNH venceu, …ja fiz o curso de reciclagem e ja estou com o certificado de conclusão…..me informaram que teria que dar baixa no site do Detran, mas não estou encontrando onde,,, fui ate o Poupatempo e não me informaram nada, sei que tenho que fazer o exame fisico e psicologico para a renovação por conta de estar vencida…., mas não encotrei o passao a passo…..nem sei o que fazer …muito menos a sequencia…….poderiam me ajudar….Obrigado

  18. Allan

    Boa noite a todos,
    Nos encontramos na mesma situação de conclusão de curso e pena de suspensão é bloqueio no prontuário sem resposta dos canais de atendimento….
    Enfim, Não me levem a mal, eu sou de SP capital, mas alguém já foi no Detran ou poupa tempo com documentos em mãos?

    Pq o sistema quem desbloqueia são eles mesmos.

  19. Gleidson

    Na se passou uma semana que cumpri a suspensão com curso e prova de reciclagem feitos e até agora nada do desbloqueio da cnh. Agendamento no Poupatempo Guarulhos para dezembro. Mando todos os dias mensagem para ouvidoria, fale com o Detran e poupa tempo. Desanimador. Ir ao Poupatempo como o colega acima falou, não passei nem da porta. Sem o agendamento em mãos sem chance.

  20. Gilson Santos de Souza

    Entreguei minha CNH,fiz a reciclagem,quanto tempo demora oara ter CNH de volta?

    1. Mariana Czerwonka

      Gilson

      Já cumpriu o prazo de suspensão?

      Equipe Portal

  21. César

    Boa noite. Tenho um processo em andamento para cancelar a suspensão de minha CNH. Não entreguei ela no Detran. Pergunto: se for parado por um policial e o mesmo pesquisar sobre a CNH vai constar “suspensa” ou “em processo”? Se constar suspensa o que acarretará para mim ??

    1. Mariana Czerwonka

      César

      Você deverá verificar o status da CNH no site do Detran de seu estado. Lá constará se ela está “suspensa” ou “em processo”. Se estiver suspensa e você for flagrado dirigindo, você terá a CNH cassada por dois anos.

      Equipe Portal

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *