Notícias

Educação

Artigo – Perícia de trânsito 

Artigo – Perícia de trânsito
Foto: Arquivo Tecnodata

Leia o artigo de conclusão de curso do Perito Oficial Criminal da POLITEC do estado de Mato Grosso, Rodrigo Bertoti Casonatto.

Omissão da sinalização de trânsito
Foto: Arquivo Tecnodata

O Perito Oficial Criminal da POLITEC de Estado de Mato Grosso, Rodrigo Bertoti Casonatto, realizou trabalho de conclusão de curso de pós-graduação em Investigação forense e perícia criminal, pela Uniasselvi, em perícia de trânsito.

O título de seu trabalho foi “Perícia de local de sinistro de trânsito com vítima fatal tendo como uma das causas a omissão de sinalização em trecho com lombada física”. Em seu artigo, de forma muito resumida, podemos observar que ele responde algumas perguntas básicas:

A omissão de sinalização de trânsito são causas para sinistros de trânsito?

Estudos técnicos, legislação de trânsito e normas do Contran deixam claro que em alguns sinistros de trânsito, seja com vítimas lesionadas ou vítimas fatais, tem como causa a omissão de administrador de via, ao se omitir em relação a sinalização viária, em trecho com a presença de ondulações transversais de forma física (lombadas ou saliências). Omissões principalmente de sinal R-19, A-18, e de outras sinalizações complementares.

Quem são os mais afetados pela omissão?

Tem se observado que os ocupantes de veículos sobre duas rodas são os mais afetados com a omissão. Quando presente a omissão de sinalização de trânsito e ocorreu um sinistro de trânsito com lesionado ou morto, as forças de segurança, em especial o responsável pela elaboração da prova técnica, o perito, realiza a constatação da ausência de sinalização?

É fundamental uma investigação cientifica de local de sinistro de trânsito para diagnóstico do fator viário. A perícia criminal deve ser mais incisiva em constatar a omissão, nas discussões e conclusões sobre o assunto.

Para se aprofundar no assunto, leia aqui na íntegra o seu trabalho de conclusão de curso!


Artigos Recomendados Para Você

Deixe um comentário

Campos obrigatórios *

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Politica de Privacidade.

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']