Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Campanha Maio Amarelo 2019 tem o apoio do Portal do Trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 02/05/2019 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h04
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Maio Amarelo 2019Foto: Divulgação Maio Amarelo.

O mês de maio chegou e com ele as ações para redução de acidentes de trânsito propostas pelo Movimento Maio Amarelo ganham destaque em todo o país. O movimento está em sua 6ª edição e é promovido paralelamente às campanhas educativas do Denatran/Contran, que em 2019 tem o tema “No trânsito, o sentido é a vida”.

Para alcançar o objetivo proposto, o Maio Amarelo traz o tema #MeOuça  como mote da campanha nesse ano. As peças foram desenvolvidas com a proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança Viária, a campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição.

“Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças”, afirma o site do Observatório.

Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.

As peças da campanha #ME OUÇA são disponibilizadas em alta resolução no site do Maio Amarelo para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano. Os materiais disponíveis incluem peças publicitárias, spots de rádios e posts para redes sociais. Para usar, basta acrescentar o logo da instituição que representa e utilizar a campanha livremente.

Apoio do Portal do Trânsito

Desde o início, o Portal do Trânsito aderiu ao movimento apoiando e divulgando a ideia e seus objetivos principais. Esse ano não poderia ser diferente.

“Todas as ações no sentido de buscar a redução dos índices de mortalidade do trânsito brasileiro, como é o Maio Amarelo, são bem vindas e merecem o apoio de toda a sociedade”, explica Celso Alves Mariano, diretor do Portal do Trânsito.

O Portal do Trânsito participará do evento que será realizando no calçadão da Rua XV, em Curitiba, que é promovido pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Além de exposição de veículo acidentado (ficará exposto durante a semana), haverá uma barraca da ACP e abordagem educativa, levando informações para os pedestres.

O Tira-Dúvidas do dia 09/05 será transmitido diretamente do local do evento.

Estatísticas

O trânsito está entre as primeiras causas de morte no Brasil. Dados da Seguradora Líder, que administra o DPVAT, mostram que entre janeiro e novembro de 2018, mais de 320 mil indenizações foram pagas nos três tipos de cobertura: Morte, Invalidez Permanente e reembolso de Despesas de Assistência Médica e Suplementares (DAMS).

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *