Trending News

Notícias

Educação

Contran define cronograma da Semana Nacional de Trânsito 2020 e de campanhas educativas até o final do ano 

Contran define cronograma da Semana Nacional de Trânsito 2020 e de campanhas educativas até o final do ano
DCIM100GOPRO

A Campanha Educativa tem como tema principal “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA” e deve ser divulgada pelos órgãos e entidades do SNT.

Semana Nacional de Trânsito
Foto: Arquivo Tecnodata.

Foi publicada hoje (07) no Diário Oficial da União, a Portaria 194/20 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que estabelece a mensagem, os temas e o cronograma da Campanha Educativa de Trânsito a ser realizada nacionalmente de agosto a dezembro de 2020.

Conforme a Portaria a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 tem como tema principal “PERCEBA O RISCO, PROTEJA A VIDA” e deve ser divulgada pelos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Cronograma

A norma sugere os temas e as orientações de abordagem, conforme tabela abaixo, porém libera que os órgãos e entidades do SNT acrescentem temas, de acordo com as características de cada localidade.

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre 18 e 25 de setembro.

Para Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito, o incentivo ao comportamento seguro e responsável de todos os envolvidos no trânsito e, ainda, a participação da sociedade é fundamental.

“Temos uma séria dificuldade de não sabermos nos colocar no lugar das outras pessoas, mas esta é a única maneira de entendermos a respeitarmos suas necessidades e direitos”, explica.

Ainda de acordo com a especialista, sempre que o resultado de nossas ações não seja aquele que gostaríamos que fosse, devemos parar e refletir. “Apesar da tendência que temos de culpar os outros é provável que os verdadeiros motivos estejam em nós mesmos”, conclui.

Todas as notícias sobre a Semana Nacional de Trânsito, você encontra aqui!

Temas e cronograma

MÊS TEMA ORIENTAÇÕES
Agosto Uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil O uso de cinto de segurança e dispositivo de retenção infantil é um importante fator de prevenção de lesões. Neste mês, as campanhas educativas devem ressaltar que o uso destes equipamentos salva vidas.

Setembro

1. Usuários vulneráveis

2. Respeito no trânsito

No mês em que ocorre a Semana Nacional de Trânsito devem ser promovidas campanhas que:

1. Abordem a vulnerabilidade dos pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência, os quais estão mais expostos ao risco de lesões, caso sofram um acidente, ressaltando a fragilidade inerente a esses usuários, com especial enfoque nos motociclistas e ciclistas, entregadores, em face do crescente número de fatalidades envolvendo estes usuários, alertando que o uso de capacete pode salvar vidas.

2. Abordem a relação de violência e conflitos entre os usuários do trânsito, reforçando seu caráter coletivo e abordando a importância de cuidar de si e do outro.

Outubro Ver e ser visto No período noturno há maior risco de acidentes envolvendo os usuários vulneráveis pela dificuldade de visibilidade. Assim, as campanhas educativas de outubro devem apontar para a importância de ver e ser visto no trânsito, com enfoque especial nos motociclistas, ciclistas e pedestres.
Novembro Os impactos sociais dos acidentes Trazendo o tema do Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito (terceiro domingo de novembro), as campanhas devem levar a uma reflexão sobre como as lesões e sequelas psicológicas e sociais impactam a vida das vítimas e de seus familiares depois do acidente. Promoção de ações para atendimento dos lesionados e de suas famílias pós acidente de trânsito.
Dezembro Álcool e condução

(substâncias psicoativas lícitas e ilícitas)

Em decorrência das festas de fim de ano, deve-se alertar motociclistas e condutores sobre os riscos de pilotar ou dirigir após consumo de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas. Promoção de ações integradas com a fiscalização.

Notícias Relacionadas

1 Comentário

  1. marcus salles

    Meu nome é Marcus Salles, Gostaria de saber se é possível estabelecer uma parceria entre o órgão e alguma administração regional, para ajudar no programa de educação no transito na semana nacional do transito, semana essa que se inicia no dia 18 e se encerra no dia 25 de setembro.
    Se for possível essa parceria, existe algum material que pode ser fornecido? como cartilhas panfletos ou qualquer outro material que fale sobre a educação no transito?

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *