Notícias

Educação

Dia Mundial em Memória as Vítimas de Trânsito 2012 

dia mundial vítimas

No próximo dia 18 de novembro é celebrado o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito, data instituída em 2005 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para homenagear as pessoas que morreram em virtude de acidentes de trânsito, além de famílias, e todos aqueles que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas por essas tragédias.

Desde então, os Estados-Membros e a Comunidade Internacional adotam todo terceiro domingo de novembro para a celebração anual. O tema deste ano foi estabelecido como: “Agora é hora para aprender com o passado”. Essa celebração foi criada em 1993 pela RoadPeace, uma organização de caridade do Reino Unido em prol das vítimas de acidentes rodoviários.

O engenheiro Fernando Diniz, pai de Fabrício Diniz, uma das vítimas do trânsito e também fundador da ONG Trânsito Amigo, uma instituição que celebrou em 2007 essa data pela primeira vez no Brasil, explica que o tripé da sustentabilidade de trânsito é formado por leis, fiscalização e justiça. Para Diniz, estas leis, que já existem, precisam ser colocadas em prática, a fiscalização deve se estender para todas as cidades, como por exemplo, no Rio de Janeiro, cidade que adotou a fiscalização da Lei Seca como política pública governo. A justiça, no entanto, é a parte mais frágil integrante desse tripé, pois a justiça ainda é falha e as sentenças, muitas vezes, incoerentes.

De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde em 2010, 40.610 pessoas foram vítimas fatais do trânsito, sendo que 25% delas, por ocorrências com motocicletas. Neste mesmo ano, também foram feitos mais de 145 mil internações no Brasil inteiro, em razão de acidentes de trânsito.

Fernando Pedrosa, especialista em prevenção e segurança no trânsito e Membro Titular da Câmara Temática de Educação para o trânsito diz que essa não é uma data triste, nem uma missa fúnebre, ela tem dois focos: “o primeiro é lembrar com saudade e alegria daquelas vítimas de acidentes de trânsito e o segundo foco é tematizar essa celebração, alertando para algum aspecto importante que precisa ser feito”, explica.
Segundo Pedrosa, o grande desafio das entidades que participam desse movimento é “criar em cada capital um memorial, uma obra de arte, um elemento que consagre essa decisão de cada cidade de se comprometer com a segurança no trânsito”.

Ainda de acordo com Diniz, o grande objetivo do Dia Mundial é despertar a sociedade para a necessidade de cada um fazer separadamente a sua parte e todos trabalharem em conjunto com responsabilidade.

O Dia Mundial pelo Brasil

São Paulo (SP)
O Detran.SP, em parceria com a Polícia Militar e um grupo de ONGs e movimentos civis, como Trânsito Amigo, Viva Vitão, Não foi Acidente e Vida Urgente, irá promover uma grande ação no Parque da Juventude, na Capital, entre 10 e 14 horas. O dia será iniciado com um ato ecumênico em homenagem às vítimas do trânsito, reforçando a luta em defesa da vida. Atividades educativas voltadas para o público infantil, peças teatrais e shows musicais complementam a programação, que deverá impactar cerca de três mil pessoas.

Curitiba (PR)
No domingo, dia 18 de novembro, haverá uma celebração às 11 horas no Memorial das Vítimas de Trânsito, no Parque Barigui. Será realizada a colocação de flores amarelas por Policias e Agentes de Trânsito, bem como uma oração ecumênica, soltura de balões amarelos e uma revoada de pombos em reverência à memória às vítimas de acidentes de trânsito.
Durante a Maratona Internacional de Curitiba, que também será no domingo (18), serão colocados ao longo do percurso por onde passarão os atletas, carros que sofreram acidentes de trânsito, para lembrar as consequências dos acidentes.

Palmas (TO)
A programação inclui a Exposição “Na Estrada”, do artista Visual Cláudio Montanari, que estará disponível a visitação entre os dias 13 a 24 de novembro, no Hall do Sesc Centro de Atividades.
Haverá ainda breve solenidade com Menção Honrosa às vitimas de trânsito, na Câmara Municipal de Palmas, com a apresentação do Projeto Vida no Trânsito; Mobilização dos motoristas de ônibus, taxi e mototaxi para uso de uma peça de roupa branca, como alusão ao dia e leitura de mensagem sobre o Dia em Memória as vitima de trânsito, nas instituições religiosas.
No dia 18 de novembro será feita distribuição de margaridas brancas com cartão mensagem, por parentes das vitimas de trânsito, no Palmas Shopping.

Terezina (PI)
No dia 18 de novembro, Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, em todas as missas realizadas no Estado serão feitas preces e orações homenageando as pessoas que perderam suas vidas em decorrência da imprudência no trânsito. E 500 balões serão soltos como forma de celebrar a vida e homenagear as vítimas.
Na mesma data, a Ponte Estaiada receberá uma iluminação na cor laranja. Em todo o País, diversos pontos turísticos e monumentos também serão iluminados como forma de lembrar as vítimas do trânsito. A iluminação na Ponte Estaiada permanecerá na cor laranja até o dia 21 de novembro.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']