Notícias

Educação

Ministério da Infraestrutura promove Live para tirar dúvidas sobre o “Prêmio Denatran 2021” 

Ministério da Infraestrutura promove Live para tirar dúvidas sobre o “Prêmio Denatran 2021”
Foto: Divulgação.

Com o intuito de ajudar aqueles que querem participar do Prêmio Denatran 2021, o órgão promoverá amanhã (30), às 14h, uma Live para tirar dúvidas sobre a premiação.

Estão abertas as inscrições para o “Prêmio Denatran 2021” que tem o objetivo de incentivar a sociedade brasileira a realizar produção técnica, científica e artística, premiando os melhores trabalhos. Instituições, órgãos de trânsito e alunos de todas as idades podem participar e concorrer a prêmios que chegam a um total de R$60 mil.

Os temas para este ano são “Perceba o risco. Proteja a vida!” , que foi tema das campanhas educativas para o trânsito em 2020. Além disso, “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, que é o tema das campanhas educativas para o trânsito em 2021.

Existente desde o ano de 2000, o Prêmio DENATRAN de 2021 será realizado em formato digital. O período de inscrições e envio dos trabalhos será de 24 de junho a 13 de julho de 2021. A publicação do resultado final será no dia 09 de setembro de 2021 e a cerimônia de premiação acontecerá durante a Semana Nacional de Trânsito.

Live

Com o intuito de ajudar aqueles que querem participar da competição, o Denatran promoverá amanhã (30), às 14h, uma Live para tirar dúvidas sobre a premiação.

A transmissão será feita pelo canal do Ministério da Infraestrutura no Youtube (link abaixo) e página do Denatran no Facebook.

Segundo o órgão, todos os trabalhos serão enviados em formato digital.

“Não serão aceitos trabalhos enviados por outro meio que não seja a inscrição no Portal do DENATRAN, em página específica de inscrição para o Prêmio DENATRAN”, informa.

Categorias

O prêmio é dividido por categoria. São elas:

CATEGORIA I: Alunos na faixa etária até 12(doze) anos e 11(onze) meses – ensino regular.

Alunos regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas, acompanhadas de um professor orientador.

Trabalho: Desenvolvimento de jogo lúdico infantil cujo objetivo seja promover a educação para o trânsito (transmitir e verificar o domínio de conhecimentos relativos à segurança no trânsito).

CATEGORIA II: Alunos na faixa etária a partir de 13 (treze) anos até 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses – ensino regular.

Alunos regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas.

Trabalho: Paródia. Deve ser informado o autor/compositor da música original, o artista/intérprete e o nome da música escolhida, bem como deverá ser enviado o áudio em mídia digital.

CATEGORIA III: Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Alunos regularmente matriculados em instituições de ensino para Jovens e Adultos.

Trabalho: Produção Musical. O vídeo deve demonstrar a inovação e a utilização de instrumentos musicais (violão, guitarra, bateria, violino etc) ou equipamentos eletrônicos sonoros, contemplando o tema e que não caracterize plágio de outras produções.

CATEGORIA IV: Educação Especial

Alunos regularmente matriculados em instituições de ensino públicas ou privadas na condição de aluno especial acompanhados de um professor orientador.

Trabalho: Mosaico. A técnica do mosaico consiste em um conjunto de fragmentos de várias cores e tamanhos, formando uma figura única.

Para fins desta categoria serão considerados trabalhos destinados a pessoas com deficiência. Ao vencedor será exigida a apresentação do mesmo laudo médico que atestou a deficiência descrita no ato da inscrição.

CATEGORIA V: Programa ou Projeto de Educação para o Trânsito

Organizações, instituições de ensino ou empresas (com ou sem fins lucrativos), que promoveram programas ou projetos de educação para o trânsito em 2020 ou 2021.

O projeto ou programa deverá ser redigido na 3ª pessoa, sem qualquer menção ao nome do órgão, entidade, organização, instituição, empresa executora ou pessoa física. Os materiais complementares deverão ser encaminhados também sem qualquer identificação.

CATEGORIA VI: Segurança Viária e Veicular

Os alunos ou profissionais que colaram grau até no máximo 1 (um) ano da data de publicação deste Edital (10/05/21), acompanhados de seu professor orientador.

Serão aceitos nesta categoria os cursos de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo, desde que reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), cujos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de graduação e o Artigo a ele relacionados tenham como tema a Segurança Viária ou Segurança Veicular.

CATEGORIA VII: Educação realizada por órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT)

Órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) dos Estados e Municípios. O objetivo é desenvolver uma campanha educativa que seja trabalhada pelo menos durante um mês, com o tema definido pelas Resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

O projeto/programa deverá ser redigido na 3ª pessoa, sem qualquer menção ao nome do órgão, entidade, organização, instituição, empresa executora ou pessoa física. Os materiais complementares deverão ser encaminhados também sem qualquer identificação.

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']