Notícias

Educação

O Universo conspira a favor de quem… dá a seta! 

O Universo conspira a favor de quem… dá a seta!
Traffic jam
Traffic jam
Trafegar sem usar sinal luminoso ou gesto de indicador de mudança de direção ou mudança de faixa é uma infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH.

Dias atrás, estava no carro com um amigo, quando um motorista mudou de faixa, repentinamente, e entrou na minha frente. Ao ter que frear bruscamente, esbravejei e logo reclamei da falta de noção de alguém que acha que tenho uma bola de cristal para imaginar que ele, naquele momento queria fazer uma conversão. Meu amigo estava ao lado, fez uma piada que depois, me fez refletir. Talita, não sei se você sabe, mas os carros atualmente são vendidos com alguns itens opcionais, ou seja, o motorista só compra se quiser, e a seta é um deles. FAZ TODO SENTIDO.

Diariamente, a impressão que dá, é que realmente a seta é um item opcional, pois o que vejo na grande maioria das vezes, são motoristas que simplesmente ou esquecem de sinalizar as manobras, ou não foram acostumados a fazer isso, ou mesmo tem preguiça de fazer um leve gesto com os dedos para ligar a seta.

A seta, também conhecida como pisca de direção, foi inventada em 1906 pelo francês Alfred Faucher, que também criou a luz do freio e os espelhos retrovisores. Vejam, já se passaram 110 anos e muitos motoristas ainda não aprenderam a usá-la. Dá para acreditar?

Uma pesquisa realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de março a maio de 2015 em 20 cruzamentos da cidade de São Paulo, revelou que o maior índice de infrações é pelo não uso da seta (de 26,13% a 39,75%, a depender do dia).

A pesquisa completa você encontra aqui.

Segundo números do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), no primeiro semestre de 2014, 1.412 condutores foram multados porque não sinalizaram a mudança de direção ou de faixa de circulação. Já um estudo realizado em 2008 pela companhia de trânsito de Belo Horizonte mostrou que 56% dos motoristas não dão seta para fazer conversão ou mudar de faixa. Esse simples gesto, segundo o levantamento poderia evitar 60% dos acidentes envolvendo motos e carros.

Trafegar sem usar sinal luminoso ou gesto de indicador de mudança de direção ou mudança de faixa é uma infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Queridos motoristas que, segundo a Associação Nacional dos Detrans (AND), em 2015 já somavam mais de 60,7 milhões de condutores brasileiros, ninguém é obrigado saber que você precisa virar para a esquerda ou para a direita, ninguém é vidente para imaginar que você vai mudar de faixa. Então, por favor, sinalize! Antes de toda e qualquer manobra mostre aos demais condutores sobre o que você precisa fazer e, se não criou esse hábito ainda, por favor, dar seta tem que ser tão automático quando ligar o carro ou colocar o cinto de segurança.

*Artigo de Talita Inaba que é jornalista e colaboradora do Portal do Trânsito

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']