• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Educação

Por que escolhi ser instrutor de trânsito? 

Por que escolhi ser instrutor de trânsito?
Os instrutores são responsáveis pela formação de milhões de condutores em todo o país.
Os instrutores são responsáveis pela formação de milhões de condutores em todo o país.
Os instrutores são responsáveis pela formação de milhões de condutores em todo o país.

O instrutor teórico leva consigo a responsabilidade de fazer o aluno compreender a legislação, infrações, sinalização, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, mecânica e a agir defensivamente. Uma série de conceitos que precisam ser assimilados e, mais do que isso, um conhecimento que precisa ser absorvido pelo aluno de tal modo que ele compreenda tamanha a importância de respeitar e aplicar tudo aquilo e, principalmente, não esquecer na prática.

Já o instrutor prático, é um instrumento facilitador para que o aluno adquira habilidades para operar um veículo automotor. Ele é o responsável por ensinar o aluno a entender como é o funcionamento de um carro ou uma moto, mostra a ele como aquele conteúdo assimilado em sala de aula se aplica no dia a dia e, principalmente tem que aprender a lidar com as angústias, medos, autossuficiência de alguns alunos e arrogância de outros.

Reunimos em nós a teoria e a prática e, assim como a frase de Paulo Freire “A teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”.

Em meio a controvérsias, assim como em todas as profissões, instruir é sentir-se orgulhoso de ver alguém progredir, conseguir, vencer os medos. E isso é o que faz com que muitos instrutores tenham escolhido essa profissão. Ensinar, particularmente, é um dos verbos mais nobres que existem. Ensinar, nada mais é do que, ter passado por situações que o fizeram aprender, para que assim pudesse ensinar, posteriormente a alguém, aquilo que você percebeu, talvez não da melhor forma possível, mas que quer repassar a alguém de modo mais fácil.

Por isso, caros instrutores, acreditamos que o motivo da escolha da profissão, em uma visão romântica que, propositalmente queremos ter, é a nobreza do sentimento, ao querer repassar a todos aqueles que passam por vocês, a experiência de alguém que quer, sobretudo, construir e usufruir de um trânsito melhor.

Parabéns instrutores pelo seu dia!


Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *