• Tecnodata Reciclagem CNH

Notícias

Educação

Portal apresenta programa especial sobre impactos da nova lei de trânsito na formação de condutores 

Portal apresenta programa especial sobre impactos da nova lei de trânsito na formação de condutores

Celso Alves Mariano e Mariana Czerwonka apresentarão um resumo sobre as principais mudanças e como elas poderão impactar na formação de condutores.

Alguns pontos da Lei 14.071/20, que entra em vigor em abril e alteram o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), afetam direta ou indiretamente o processo de formação de condutores.

Para dirimir dúvidas e tranquilizar todos os profissionais que atuam na área, o Portal do Trânsito fará, na quinta-feira (25), uma Live especial sobre o tema. O especialista Celso Alves Mariano e a jornalista Mariana Czerwonka apresentarão um resumo sobre as principais mudanças e como elas poderão impactar no curso de formação de condutores. Além disso, os internautas poderão enviar suas dúvidas e participar do programa ao vivo.

Para enviar a sua pergunta, clique aqui.

Poucas mudanças

Não são muitas as alterações que afetam diretamente o processo de formação de condutores. Uma das mais aguardadas, principalmente por instrutores de trânsito, é o fim da obrigatoriedade das aulas noturnas.

Outra mudança é que a nova lei revoga o Art.151 do CTB que determina que no caso de reprovação no exame escrito sobre legislação de trânsito ou de direção veicular, o candidato só poderá repetir o exame depois de decorridos quinze dias da divulgação do resultado. A partir de abril o candidato não precisará mais aguardar esse prazo.

Para Dr. David Duarte Lima, doutor em Segurança de Trânsito pela Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica) e mestre em Saúde Pública pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), os profissionais que trabalham na área podem ficar tranquilos. “Na minha visão a nova lei altera bastante a vida do cidadão, do condutor, mas para a primeira habilitação não muda quase nada. Felizmente, pois uma preocupação é que mude para pior. Quem é de autoescola, o instrutor ou até mesmo o candidato à habilitação, pode ficar descansado”, explica.

O especialista acredita, ainda, que o melhor é ir com calma.

“Quem trabalha no segmento pode ter um horizonte de mais longo prazo. Para investir, para estudar, eventualmente até para comprar material, pois a lei afeta o processo de habilitação bem menos do que se imagina”, conclui.

Agende-se:

Data: 25/02

Horário: 14h30 às 15h30.

Transmissão: Canal do Portal no Youtube, clique aqui. 
Página do Portal no Facebook, clique aqui. 

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *