Trending News

Notícias

Educação

Programação Semana Nacional de Trânsito 2013 – SE 

Com foco no tema “Álcool, Outras Drogas e a Segurança no Trânsito, Efeitos, Responsabilidades e Escolhas”, o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE –, em parceria com o COMSEPAT e os demais órgãos relacionados ao trânsito em todo o Estado, promove, de 18 a 25 de setembro, mais uma edição da Semana Nacional do Trânsito, que integra a “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020”. A solenidade de abertura da Semana será realizada na próxima quarta-feira, dia 18, às 8 horas, no auditório do SEST/SENAT, situado na Avenida Tancredo Neves, em Aracaju, e contará com a presença de autoridades para hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda de Música da Polícia Militar de Sergipe.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito – Denatran –, o consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas, mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915, estão entre os principais fatores causadores de acidentes no trânsito. Cerca de dois milhões de pessoas morrem por ano no mundo vítimas da violência no trânsito, e o número de feridos é ainda mais alarmante. O tema definido pelo Denatran discutirá a responsabilidade de cada cidadão no trânsito. A decisão que cabe a cada indivíduo em assumir o risco de dirigir alcoolizado, de falar ao celular enquanto guia ou de transitar segurando com uma única mão o volante.

Para este ano, os órgãos envolvidos no desenvolvimento das ações para a Semana Nacional de Trânsito em Sergipe organizaram uma programação extensa, na capital e interior do estado, que inclui exposições, comandos educativos e seminários com temas relacionados à preservação da vida. “A nossa expectativa é que o Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – Detran/SE – possa conscientizar mais a sociedade e educá-la para evitar acidentes e mortes. Não é uma tarefa fácil por envolver um conjunto de fatores, a exemplo da segurança e educação no trânsito e infraestrutura nas cidades. O Detran é o órgão máximo de trânsito de Sergipe e nós é que temos que assumir a linha de frente, mas entendemos que a somação de esforços é essencial”, afirma o diretor-presidente da autarquia, Bosco Costa.

A partir do dia 18, às 16 horas, até o dia 25 de setembro os cidadãos aracajuanos poderão conhecer o trabalho de todos os parceiros da Semana Nacional de Trânsito, através de comandos e blitzes educativas nas ruas, palestras, exposição de carros sinistrados e passeio ciclístico. Paralelamente a essas ações, também estarão sendo executados Comandos Educativos em todo o Estado com focos diferenciados para cada momento, a exemplo de pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores.

Seminários sobre mobilidade urbana e segurança pública também serão realizados no intuito de debater os temas relevantes ao trânsito, a exemplo da palestra “Trauma por Acidentes de Trânsito: Consequências à Vítima e sua Família”, que ocorrerá no dia 24 de setembro, às 10h, na Universidade Federal de Sergipe – UFS –. O encerramento da Semana Nacional de Trânsito se dará durante um Seminário, promovido pelos órgãos de trânsito envolvidos, cujo tema será “Segurança no Trânsito, Álcool e Outras Drogas, Causas, Escolhas e Consêquencias”. O evento acontecerá no dia 25 de setembro de 2013, às 14h, no auditório do Sest/Senat, na Avenida Presidente Tancredo Neves, em Aracaju.

Além do Detran/SE, fazem parte da Semana Nacional de Trânsito as Companhias de Trânsito da Polícia Militar – CPTran, CPRv e Getam -, a Polícia Rodoviária Federal – PRF -, entidades congregadas no Comitê Municipal de Segurança e Paz no Trânsito – COMSEPAT -, e os municípios onde o trânsito já foi municipalizado.

Para o coordenador geral do evento no estado, Jorge Eduardo dos Santos, a Semana Nacional de Trânsito – prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) – terá a missão de fazer o cidadão refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário. “Nossa expectativa em 2013 é melhor do que a do ano passado. Esse ano queremos abranger um maior número de ações e também um maior número de pessoas. A programação não se resume a Aracaju, todos os municípios que têm o trânsito municipalizado realizarão programação no período de 18 a 25 de setembro. Estão previstas cerca de 150 ações durante a Semana Nacional de Trânsito, das quais 60 acontecerão na Grande Aracaju e o restante no interior do estado”, conclui Jorge Eduardo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *