Notícias

Educação

Programação Semana Nacional de Trânsito 2013 – SP 

Confira a programação completa aqui

A programação oficial do Governo do Estado de São Paulo para a Semana Nacional de Trânsito 2013 – cujo tema são os efeitos do uso de álcool e de outras drogas na segurança viária – incluirá, pela primeira vez, ações na Capital e nas cinco maiores cidades de São Paulo: Campinas, Santos, Sorocaba, São José dos Campos e Ribeirão Preto. Serão mais de 100 atividades de educação e mobilização, desenvolvidas de 18 a 25 de setembro.

Na Capital e nos cinco municípios, estão programadas intervenções teatrais em ruas, escolas e bares, além de simuladores de direção com software que mostra os efeitos do álcool no organismo (exceto em Ribeirão Preto), com foco no público jovem e nos consumidores de bebida alcoólica. Também haverá, em São Paulo, palestras com jovens ex-dependentes de álcool voltadas para público de mesma faixa etária. Coordenadas pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), todas as atividades são gratuitas.

A abertura oficial da Semana será no dia 18 de setembro, com o “Seminário Detran.SP sobre álcool, drogas e segurança no trânsito”. Realizado no Palácio dos Bandeirantes, na Capital, o evento reunirá autoridades dos Governos Estadual e Municipal, além de especialistas e representantes da sociedade civil e de organismos internacionais.

Entre os assuntos a serem discutidos, estão o impacto socioeconômico de acidentes e mortes no trânsito, efeitos do uso de bebida alcoólica e outras drogas ao volante, resultados da Lei Seca e desafios de mobilidade urbana.

DIREÇÃO SEGURA – Em fevereiro deste ano, o Governo do Estado deu início ao Programa Direção Segura, um novo modelo de blitz que atua na conscientização e na fiscalização da Lei Seca, antecipando-se ao tema da Semana Nacional de Trânsito 2013.

As operações, que já aconteceram em 21 cidades (incluindo Campinas, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba e São José dos Campos), integram equipes do Detran.SP e das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Todas as providências em relação aos motoristas embriagados são tomadas no próprio local, que conta com delegacia móvel e peritos para a realização de exames clínicos, por exemplo.

Desde o lançamento, mais de 7,9 mil condutores fizeram o teste do etilômetro. Do total, 833 foram autuados por embriaguez ao volante (multa de R$ 1.915,40, sete pontos na carteira e processo para ter o direito de dirigir suspenso por 12 meses). Entre os que ingeriram álcool, 184 cometeram crime de trânsito e vão responder na Justiça, além de terem recebido as penalidades administrativas.

Motoristas com resultado zero no etilômetro recebem um kit, com folder explicativo, “bafômetro” descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta.

AÇÃO DA ONU – Definido pelo Departamento Nacional de Trânsito e seguido por todos os Detrans do Brasil, o tema da Semana Nacional deste ano insere-se na “Década de Ação pelo Trânsito Seguro”, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) cuja meta é reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito em todo o mundo até 2020.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em todo o mundo, mais de 1,2 milhão de pessoas morrem no trânsito por ano. O Brasil ocupa o quarto lugar em número de mortes, atrás apenas de China, Índia e Nigéria. Por ano, são aproximadamente 45 mil óbitos. No Estado de São Paulo, foi registrada, nos últimos anos, uma média de 7,5 mil mortes no trânsito.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *