Notícias

Educação

Salvador vai sediar 5º Congresso Internacional de Trânsito e Vida 

As razões que fazem do Brasil um dos campeões mundiais de acidentes de trânsito com números recordes de mortos e feridos vão ser discutidas em Salvador por técnicos de todo o país e do exterior. Promovidos pela FENASDETRAN – Federação Nacional das Associações de DETRAN o 9º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 5º Congresso Internacional de Trânsito e Vida, serão realizados simultaneamente, de 04 a 06 de novembro 2015, no São Salvador Hotéis e Convenções – Bahia – Brasil, tendo como tema central “5º ANO DA DÉCADA MUNDIAL DE SEGURANÇA VIÁRIA NO BRASIL: Perspectivas e seus desafios”. “O nosso objetivo é promover uma ampla discussão sobre os fatores dos altos índices de acidentes de trânsito no Brasil, envolvendo técnicos e autoridades do setor e no final, apresentar propostas para mudar essa triste realidade” – explicou o presidente da FENASDETRAN, o baiano Mário Conceição.

Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) liderou o lançamento de um movimento global pela segurança no trânsito a fim de estimular esforços em todo o mundo para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito no planeta ao longo da década 2011- 2020.

O objetivo é ambicioso: reduzir em 50% as mortes e lesões previstas para 2020, salvando a vida de, pelo menos, 5 milhões de pessoas no mundo. A primeira década do Século XXI foi marcada pelo crescimento contínuo da violência e da mortalidade no trânsito no Brasil e no mundo.

É um desafio fundamental para o desenvolvimento social e econômico das Nações, mas não é apenas um desafio dos Estados. Não chegaremos à meta se não engajarmos a sociedade civil, as famílias e, sobretudo, os comportamentos concretos de cada um no trânsito – condutores, pedestres, ciclistas, motociclistas.

Segundo as previsões de técnicos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Banco Mundial, se nada for feito, chegaremos em 2020 com 67% a mais de mortes causadas por acidentes de trânsito em todo o mundo.

A realização simultânea dos dois congressos vai permitir, na opinião do presidente da FENASDETRAN, a troca de experiências entre os técnicos brasileiros e aqueles de países que conseguiram de forma efetiva, resultados positivos na redução do número de acidentes e de vítimas do trânsito.

O trânsito é hoje um tema que interessa a sociedade e cada vez mais profissionais de diversos segmentos têm se especializado nessa questão.

As inscrições para os congressos podem ser feitas através do site www.transitoevida.com.br, pelo telefone (71) 3272-1081 e pelo e-mail [email protected] .

Objetivo Geral

O objetivo do Congresso é reunir pessoas interessadas na realização do trânsito seguro, disseminar informações, promover debates e fomentar novos conhecimentos, como ferramentas indispensáveis que levem à reflexão do tema central do 9º Congresso Brasileiro de Trânsito e Vida e 5º Internacional. No que diz respeito à sua infraestrutura, o evento disponibilizará um auditório para as palestras, sendo uma plenária com todos os inscritos. Além da plenária, haverá a exposição visual e oral de trabalhos científicos onde será possível conhecer projetos e pesquisas que contribuem para ações propostas pela Década Mundial de Segurança Viária.

Haverá também salas destinadas ao credenciamento dos inscritos e às autoridades presentes no evento. Durante os três dias de congressos, as pessoas ainda poderão contemplar os Stands que estarão em exposição com as novidades do segmento.

Artigos Recomendados Para Você

1 Comentário

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']