Notícias

Campanhas de Conscientização no Trânsito

Simpósio marca o lançamento do Movimento Maio Amarelo em Curitiba 

Simpósio marca o lançamento do Movimento Maio Amarelo em Curitiba

Maio Amarelo em Curitiba Aconteceu na tarde de ontem (21) na Câmara Municipal de Curitiba, o Simpósio de Lançamento do Movimento Nacional Maio Amarelo. O evento foi promovido pela presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro, vereadora Carla Pimentel e teve como objetivo debater ações educativas realizadas em apoio ao Movimento, que contribuam para a redução dos índices de acidentes de trânsito.

“O primeiro passo já foi dado. No início do mês foi apresentado um Projeto de Lei que determina que, durante todo o mês de maio sejam realizadas campanhas e ações educativas pela promoção da cidadania, respeito e prudência no trânsito”, explicou a vereadora.

Com a iniciativa, Curitiba será a primeira capital do Brasil a adotar o Maio Amarelo no calendário oficial do município. “Somente pela conscientização e educação da população, entendo que vamos contribuir para um trânsito mais seguro”, afirmou Carla Pimentel.

Para José Aurélio Ramalho, presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, muito ainda deve ser feito pelo trânsito brasileiro. “Precisamos mexer na formação dos condutores, temos que preparar não apenas condutores, mas cidadãos para enfrentarem a dura realidade do trânsito brasileiro. Essa é uma das propostas do Observatório”, disse Ramalho.

Já o presidente da Cargolift e diretor da Fetranspar (Federação das Empresas de Transportes de Cargas do Estado do Paraná), Makenson Marques, defendeu uma maior punição aos infratores. “É preciso doer no bolso do infrator, vemos hoje pessoas burlando o sistema para, por exemplo, não fazer um curso de reciclagem, e isso é inadmissível”, argumentou Marques.

O vereador Bruno Pessuti também deu a sua contribuição, destacando o papel do ciclista no trânsito. “Eu sou um dos poucos exemplos de pessoas que utilizam a bicicleta para se deslocar ao trabalho, muitas outras pessoas deveriam fazer o mesmo, pois o excesso de carros é um complicador em nossa cidade atualmente”, declarou.

Celso Alves Mariano, especialista em trânsito, representando o Instituto Prevenir e o Rotary Club Centro, falou aos jovens e professores que se encontravam no plenário. “Não há tema mais rico para ser trabalhado em sala de aula do que o trânsito. Desafio os educadores a encontrarem qualquer tema que faça parte do currículo escolar e que não possa haver qualquer transversalidade com o tema trânsito”, finaliza Mariano.

Participaram do debate ainda o presidente da Câmara dos Vereadores, Paulo Salamuni, a Secretária Municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, a superintende da ANAMOB (Agência Nacional de Mobilidade), Êrica Nickel, o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária Mauro Gil Meger, além de representantes do IPPUC, Detran e BPTran.

Maio Amarelo

O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução dos índices de acidentes de trânsito. Foi lançado nacionalmente este ano e tem por objetivo colocar em pauta para a sociedade o tema e estimular a participação da população, empresas e entidades.

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *