A tecnologia, principalmente no setor automobilístico, vem avançando ano após ano. Porém, falhas e defeitos são comuns e por esse motivo as empresas utilizam os recalls para chamar os consumidores a reparar esses problemas. No caso dos carros, esses defeitos podem ser graves e, em alguns casos, chegam a comprometer a segurança do motorista, passageiros e outros usuários do trânsito.
Mesmo sabendo dessa importância, muitos proprietários não comparecem as chamadas de montadoras, prejudicando o bom funcionamento do veículo. Segundo o Ministério da Justiça, no Brasil a cada recall até 40% dos motoristas não comparecem às montadoras para solucionar o problema.
Desde 2011 é possível verificar no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), através do número Renavam, se o veículo passou por algum recall e se compareceu para resolver o defeito. Os carros que não atenderem ao recall ficarão registrados no sistema, possibilitando, por exemplo, que o próximo proprietário do veículo tenha essa informação antes de adquiri-lo.
Para os consumidores que comparecerem ao chamado, é aconselhável guardar o recibo do recall, que poderá ser usado futuramente como comprovante.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
Nova lei de trânsito entra em vigor em abril: veja tabela com antes e depois das principais mudanças
Portal mostra ponto a ponto como a regra funciona atualmente e como ficará a partir da entrada em vigor da Lei 14071/20. Ideal para usar em sala de aula. O…
Lei 14.071: o que realmente muda para a Primeira Habilitação?
Artigo do “Para o seu CFC” trata do impacto imediato que a nova lei de trânsito irá gerar no conteúdo que deve ser ensinado na formação de condutores. Sempre que…