A tecnologia, principalmente no setor automobilístico, vem avançando ano após ano. Porém, falhas e defeitos são comuns e por esse motivo as empresas utilizam os recalls para chamar os consumidores a reparar esses problemas. No caso dos carros, esses defeitos podem ser graves e, em alguns casos, chegam a comprometer a segurança do motorista, passageiros e outros usuários do trânsito.
Mesmo sabendo dessa importância, muitos proprietários não comparecem as chamadas de montadoras, prejudicando o bom funcionamento do veículo. Segundo o Ministério da Justiça, no Brasil a cada recall até 40% dos motoristas não comparecem às montadoras para solucionar o problema.
Desde 2011 é possível verificar no site do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), através do número Renavam, se o veículo passou por algum recall e se compareceu para resolver o defeito. Os carros que não atenderem ao recall ficarão registrados no sistema, possibilitando, por exemplo, que o próximo proprietário do veículo tenha essa informação antes de adquiri-lo.
Para os consumidores que comparecerem ao chamado, é aconselhável guardar o recibo do recall, que poderá ser usado futuramente como comprovante.
Mariana Czerwonka
Artigos Recomendados Para Você
Novo modelo de placa: veja quando a troca é obrigatória!
O novo modelo da placa não é obrigatório para todos os veículos em circulação. Veja em que casos a substituição deve ser feita! O novo modelo de placa veicular no…
CNH vencida em 2022: quanto tempo tenho para renovar?
De acordo com o CTB, é permitido dirigir por até 30 dias com a CNH vencida. Veja estados em que esse prazo foi prorrogado. Aos poucos o calendário de renovação…