Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

42% dos profissionais do volante têm mais de 20 anos de habilitação


Por Mariana Czerwonka Publicado 01/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h52
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Motorista com habilitaçãoFoto: Detran/RS

Levantamento do Detran/RS para este Dia do Trabalho apontou que 42% dos condutores com registro de atividade remunerada no prontuário da CNH tem mais de 20 anos de habilitação. No total, são 666,5 mil condutores aptos a trabalhar com o veículo, o que representa 15% do cadastro de condutores do RS. Destes, 282,7 mil tem mais de 20 anos de experiência ao volante. Outros 31% têm entre 10 e 20 anos de habilitação.

O levantamento inclui condutores de todas as categorias. São motofretistas, taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus, micro-ônibus, tratoristas.  Atualmente, o Detran/RS possui o registro de 342.795 veículos de placa vermelha (categoria aluguel, o que engloba o transporte de cargas e passageiros), entre eles 133,7 mil caminhões, 15,7 mil automóveis, 28,2 mil ônibus e 11,2 mil motocicletas.

A categoria de condutores profissionais é predominantemente masculina. Somente 4% são mulheres. Esse percentual representa apenas 29.719 mulheres dirigindo profissionalmente no Estado. Os condutores que exercem atividade remunerada com o veículo distribuem-se entre as mais variadas faixas etárias, mas 77% estão entre os 26 e 55 anos.

Mesmo com maior exposição no trânsito (muito mais tempo dirigindo do que a média do condutor que não exerce atividade remunerada), o percentual de infrações cometidas pelos condutores profissionais não é muito maior do que a sua participação no cadastro de condutores: 19% das infrações com condutores identificados em 2014 foram cometidas por profissionais, grupo que representa 15% do total de condutores. Em primeiro lugar no ranking das infrações mais cometidas está o excesso de velocidade. Foram 123 mil autuações pelo Artigo 218 do Código de Trânsito Brasileiro em 2014.

Ainda inexiste o refinamento estatístico sobre o envolvimento de motoristas profissionais em acidentes no RS, mas o número de caminhões e ônibus envolvidos em ocorrências com vítimas fatais preocupa o Detran/RS. Estudo divulgado recentemente em evento que reuniu as entidades representativas das categorias profissionais, apontou que 24% dos acidentes que resultam em vítimas fatais tinham pelo menos um caminhão envolvido. No evento, o Detran/RS apresentou uma série de propostas para enfrentar esse problema, que afetam, principalmente, os condutores profissionais (autônomos ou empregados).

“É preciso que toda a sociedade se envolva na solução do problema. Formação e qualificação desse profissional do volante andam de mãos dadas com a fiscalização do tempo de trabalho e das condições desses motoristas. Mas é preciso olhar também para os condutores não profissionais. Se os caminhões estão envolvidos em grande parte dos acidentes com vítimas fatais é porque eles estão muitos expostos nas rodovias. E um acidente com um veículo pesado sempre é mais violento. Mas não quer dizer, necessariamente, que eles foram provocados pelo motorista do caminhão”, analisou o diretor-geral do Detran/RS, Ildo Mário Szinvelski.

Viagem Segura

O Dia do Trabalho é o segundo feriado mais violento do ano. Foram, em média, 7,6 mortes por dia de feriado nos últimos sete anos. Somente no ano passado, considerando os 30 dias de acompanhamento pós-acidente, foram 39 mortes no feriado do Dia do Trabalho.

Por isso, a fiscalização estará mobilizada, a partir da zero hora da próxima quinta-feira (30), para a 41ª edição da Viagem Segura. A Operação, que contará também com reforço de uma campanha educativa em rádios e Internet, se estenderá até a meia-noite de domingo (03).

Com informações da Assessoria de Imprensa

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *