Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Aplicativo no celular ajuda cego a pegar ônibus


Por Mariana Czerwonka Publicado 15/11/2012 às 02h00 Atualizado 08/11/2022 às 23h58
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Anunciada em julho pelo diretor-presidente da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Rudel Trindade, o aplicativo de celular que irá informar ao deficiente visual onde está o ponto de ônibus mais próximo começa a operar nesta quarta-feira (14), informou o diretor da empresa Jaguar e membro do Consórcio Guaicurus (vencedor da licitação do transporte coletivo), João Resende.

O aplicativo, apresentado oficialmente hoje, informa por voz como chegar ao ponto de ônibus mais próximo e qual é o horário de chegada do próximo veículo do transporte coletivo. Disponível para celulares Android e em breve também no sistema Symbia (para smartphone), o aplicativo pode ser baixado gratuitamente.

Inicialmente, o sistema funciona apenas no sistema off-line, sem informar os atrasos dos veículos, por exemplo. No entanto, a intenção é em breve permitir ao usuário saber se o ônibus está atrasado ou não. Quem estiver dentro do veículo, poderá saber também em que ponto está, sem risco de descer no lugar errado.

O campo-grandense Rodrigo Dutra desenvolveu o projeto. Ele explicou que o aplicativo foi feito em parceria com o Instituto Sul-Mato-Grossense dos Cegos (Ismac).

Fonte: Paulo Fernandes – Capital News 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *