Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Após morte do filho, pai cria campanha pelo endurecimento das leis de trânsito


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/01/2022 às 21h53 Atualizado 08/11/2022 às 21h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

A perda precoce do filho, de apenas 25 anos, fez o pai criar uma campanha para o endurecimento das leis de trânsito, principalmente as que punem condutores embriagados.

Infelizmente a trágica história é mais comum do que se gostaria. Pedro Caetano, de apenas 25 anos, é mais uma vítima fatal do trânsito brasileiro. Segundo familiares, o jovem teve seu carro atingido por uma caminhonete dirigida por um condutor embriagado. O sinistro ocorreu no início de dezembro, mas Pedro lutou até a última quarta-feira (05) pela própria sobrevivência. Não resistiu.

O pai de Pedro, Rondon Caetano, que é jornalista da Prefeitura de Palmeira dos Índios, determinado em lutar por uma causa muito nobre, não deixando essa perda ser em vão, decidiu criar a campanha denominada “Lei Pedro Caetano” para cobrar o  endurecimento das leis de trânsito, principalmente as que punem condutores embriagados.

“Conto com apoio de todos e a união das famílias que sofrem o mesmo trauma que minha família está sofrendo. Artistas e políticos que quiserem se juntar a nós serão bem vindos. Sua morte não foi em vão”, publicou o pai em suas redes sociais.

O acidente

O acidente aconteceu no dia 05 de dezembro de 2021 em um trecho da BR-316, em Dois Riachos, no Sertão de Alagoas.

Alteração recente

Recentemente o Código de Trânsito Brasileiro foi modificado no sentido de endurecer as penalidades de crimes de trânsito praticados por condutor embriagado. Conforme a nova lei, que entrou em vigor em abril de 2021, fica proibida a substituição das penas privativas de liberdade por penas restritivas de direitos nos crimes de homicídio culposo e de lesão corporal culposa na direção de veículo automotor. Isso quando provado que o condutor estava com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa.

O que isso significa?

Ao conduzir um veículo em estado de embriaguez, o condutor que matar ou lesionar alguém no trânsito, mesmo que não tenha tido a intenção, se for condenado à prisão não poderá substituir a pena por serviços comunitários.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *