Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Atenção: CNH vencida na pandemia continua válida? Veja resposta aqui!


Por Mariana Czerwonka Publicado 16/11/2020 às 11h12 Atualizado 08/11/2022 às 21h39
 Tempo de leitura estimado: 00:00

*Atualização da matéria em 10/12/2020:

CNH vencida na pandemia deverá ser renovada a partir de janeiro de 2021. Veja! 

CNH vencida depois de 19/02/20 continua válida para fins de fiscalização, de acordo com a Res. 782/20 do Contran.

Resumo da Notícia

  • A Resolução 782/20 do Contran diz que condutores com a CNH vencida depois de 19/02/20 podem continuar dirigindo.
  • Devido ao fator saúde, não há um prazo definido para que a regra deixe de ser aplicada.
  • A medida foi tomada devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

CNH vencida continua válidaFoto: Arquivo Portal do Trânsito.

O Brasil há oito meses vive em torno de uma nova realidade imposta pelas medidas emergenciais tomadas em razão da pandemia causada pela Covid-19.  Em relação às leis de trânsito, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou a suspensão de prazos e processos para evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e para não prejudicar a população.

Um dos prazos que foi suspenso foi o da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em março desse ano, a Deliberação 185 determinou que CNHs vencidas após 19/02/20 continuam válidas para fins de fiscalização. No mês de junho, a Res.782/20 do Contran, referendou essa norma. A regra se aplica também para a Permissão para Dirigir (PPD) e a todas as informações contidas na CNH. A determinação ainda está em vigor.

Isso quer dizer que os condutores que se encaixam nessa regra podem continuar dirigindo com a CNH vencida.

O Portal do Trânsito entrou em contato com o Ministério da Infraestrutura para saber se há alguma previsão para quando a situação vai voltar a se normalizar.

De acordo com o órgão, não há um prazo definido para a revogação da norma.

“Isso depende das questões de saúde pública, as Resoluções só perdem sua vigência a partir do momento que outra resolução é feita para revogá-la”, explica o órgão em nota enviada ao Portal.

Ainda conforme o órgão, os cidadãos não precisam se preocupar, pois o processo de retomada dos prazos será gradual e não abrupto.

“O Contran analisará a situação de todos os 27 Detrans para verificar a melhor forma de voltar a contar os prazos”, disse o Ministério da Infraestrutura.

Condutores que estão com a CNH vencida desde antes de 19/02/20, para continuar a dirigir é necessário renovar o documento. A maioria dos Detrans já retomou os atendimentos presenciais, via agendamento, e alguns oferecem inclusive o serviço pela internet.

Como renovar a CNH vencida na pandemia

São Paulo

No site do Detran/SP é possível fazer a Renovação Simplificada da CNH. Mesmo a CNH vencida na pandemia poderá ser renovada. Acesse esse link e veja como. 

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o agendamento para o serviço deve ser realizado no site ou pelo teleatendimento (21 3460-4040 /4041). Segundo o site do órgão, o agendamento para renovação da CNH só está disponível para os documentos que venceram antes de 19 de fevereiro de 2020.

Paraná

No site do Detran/PR também é possível solicitar a renovação da CNH. Basta clicar aqui.

Minas Gerais

Em Minas Gerais também é possível renovar a CNH através de agendamento pelo site do Detran/MG. Basta clicar aqui. 

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, o condutor que queira renovar o documento de habilitação na mesma categoria em que está habilitado, deve seguir o passo a passo que está nesse link, segundo o Detran/RS.

Bahia

Durante a pandemia da Covid-19, o serviço do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) mais procurado tem sido a renovação da carteira de habilitação (CNH), mesmo estando em vigor a suspensão dos prazos de validade das carteiras vencidas desde 19 de fevereiro. O órgão ressalta que todos os serviços estão disponíveis somente por agendamento no portal (www.sacdigital.ba.gov.br) ou aplicativo SAC Digital.

Santa Catarina

Em Santa Catarina é possível realizar o serviço através do Detran Digital, clique aqui.

Distrito Federal

A renovação da CNH vencida também pode ser feita, através de agendamento, no site do Detran/DF. Para agendar, clique aqui.

Pernambuco

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco – DETRAN-PE está funcionando. A exceção são pontos de atendimento localizados em municípios que estiverem em isolamento social mais rígido. O atendimento é realizado apenas mediante agendamento no site.

Outros estados

Para saber se o serviço está disponível em seu estado, você deve entrar no site do Detran  e buscar “renovação de CNH”.

Notícias relacionadas:

CNH valerá por 10 anos: tire todas as suas dúvidas sobre o novo prazo de validade da habilitação 

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *