Notícias

Instrutor e CFC

Atualização sobre o funcionamento dos Detrans: CFCs reabrem no RS 

Atualização sobre o funcionamento dos Detrans: CFCs reabrem no RS
atendimento detrans
Em razão da grave situação de pandemia que o estado se encontra, o Detran.RJ cancelou todos os exames práticos de direção veicular por tempo indeterminado. Foto: Divulgação Detran/RJ.

Com o crescente número de casos de coronavírus (Covid-19) pelo Brasil, o Portal do Trânsito faz um resumo de como estão os serviços dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) no País.

Sempre que novas informações chegarem, atualizaremos essa página.

Devido ao alto número de casos de Covid-19 o Detran de São Paulo prorrogou a quarentena e a suspensão das atividades no Estado até, pelo menos, 31/05. Para tentar amenizar a situação, começou a funcionar o aplicativo Poupatempo digital com a oferta de mais de 60 serviços, inclusive a solicitação de renovação do documento de habilitação. Para baixar o app, o cidadão deve entrar na loja de aplicativos do seu celular (Google Play ou App Store) e buscar por ‘Poupatempo Digital’. A partir daí, baixar o app gratuitamente e fazer seu cadastro. Para quem já utiliza o site do Poupatempo o login e a senha serão os mesmos. Já para quem acessar pela primeira vez, será feito o “LoginSP“, um autenticador para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para acessar serviços do estado.

No Rio de Janeiro, também pela gravidade da situação no estado, o Detran permanece fechado e com as atividades suspensas por tempo indeterminado. O atendimento na sede do órgão, no Centro do Rio, só está ocorrendo para emissão de carteiras de identidades. Em caso de dúvidas, o cidadão pode acessar o site do departamento (www.detran.rj.gov.br) ou as redes sociais oficiais do Detran.RJ (Facebook, Twitter e Instagram).

Na Paraíba, a suspensão do atendimento presencial nas dependências do órgão também segue até o dia 18 de maio. Em Minas Gerais e Distrito Federal, o atendimento presencial também continua suspenso, sem previsão de volta.

Todos os Detrans que estão com atendimento suspenso permitem a realização de alguns serviços online.

Reabertura

A notícia boa para as autoescolas vem do Rio Grande do Sul. Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) de todo o Estado poderão reabrir a partir de hoje (12). Nesta primeira etapa, as aulas teóricas presenciais seguem suspensas, mas poderão ser realizadas remotamente. Para alguns cursos (curso de reciclagem e cursos especializados, por exemplo) as aulas devem acontecer na modalidade EAD.  Estão autorizadas as aulas em simulador e as aulas práticas de direção. O exame médico e a avaliação psicológica também serão retomados. Assim, entre outros serviços, quem precisar providenciar a renovação de sua CNH também poderá fazê-lo. Os exames teóricos, as provas práticas de direção e as perícias (Junta Médica) do Detran/RS seguem suspensos, a princípio, até 17 de maio. As medidas são para a proteção de todos.

No Paraná, os CFCs também voltaram às atividades. As aulas práticas poderão ser agendadas e ministradas e os exames práticos começarão a ser realizados após o dia 25/05. Os CFCs também estão autorizados a realizar aulas teóricas na modalidade de ensino remoto enquanto durar a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. No entanto, os CFC somente poderão utilizar as plataformas de ensino remoto que estejam devidamente homologadas pelo Detran-PR, o que ainda não aconteceu.

O Detran-BA retomou gradualmente a renovação da CNH por hora marcada no SAC Digital, nas seguintes cidades: Salvador, Candeias, Barreiras, Brumado, Guanambi, Jacobina, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê, Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas.

Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul continuam atendendo através de agendamento.

Nos demais estados não há novas atualizações. Qualquer dúvida, entre no site do órgão de seu estado e verifique as informações oficiais.

 

 

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *