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BMW comunica recall de motocicletas por problema no motor 

BMW comunica recall de motocicletas por problema no motor

Recall de motocicletas BMWPode haver infiltração de água no sensor do cavalete lateral, o que pode fazer o motor desligar de forma inesperada ainda em movimento

Proprietários de alguns modelos de motocicleta da BMW estão sendo convocados no Brasil a participar de um recall. Eles deverão comparecer a uma concessionária da marca a partir do dia 7 de abril para substituir o sensor do cavalete lateral. O recall envolve os modelos adquiridos da concessionária ou de pessoa física e não há prazo limite para atendimento à campanha.

Foram quatro modelos de moto envolvidos: F 800 GS período de fabricação de 3/13 a 11/13, chassis de Z427338 A Z490973; F 800 GS Adv período de fabricação de 3/13 a 11/13, chassis de Z441501 a Z441558; R 1200 R período de fabricação de 12/12 a 10/13, chassis de ZY83288 a ZY86346; R 1200 GS período de fabricação de 12/12 a 10/13, chassis de Z128435 a Z131168.

A empresa informou ter constatado a possibilidade de infiltração de água no sensor do cavalete lateral, fazendo com que este componente não funcione corretamente. O motor pode desligar de forma inesperada durante a pilotagem, ocasionando acidente devido à perda de controle da motocicleta e, consequentemente, danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros.

Para agendamento e mais informações a BMW disponibiliza o telefone 0800 707 3578, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h e o seu site.

Consumidor. Segundo o Procon-SP, se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo/substituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor. Segundo o órgão, a empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O Procon-SP chama a atenção para a necessidade de pedir um comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que para sua segurança deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

O veículo que não for reparado ou inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV ) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

Para entrar em contato com o Procon-SP, há o telefone de orientação 151 (só para a capital) e os postos de atendimento.

Fonte: Estadão

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