Notícias

Notícias

Cadeirinhas infantis com travas fixas serão vendidas no Brasil 

Cadeirinhas com sistema de fixação Isofix passarão a ser também certificadas pelo Inmetro, informou o instituto. Com isso, poderão ser vendidas no Brasil.

Para Maria Inês Dolci, coordenadora da ProTeste (associação de defesa do consumidor), a medida permitirá a chegada de uma linha mais moderna de assentos para o transporte de crianças. Lançado na Europa em 1997, o Isofix é um sistema que prende a cadeirinha a um par de ganchos soldados na estrutura do carro e posicionados entre o encosto e o assento do banco traseiro. A solução dispensa a necessidade de ancoragem do assento infantil com o cinto de segurança. Porém, segundo o Inmetro, só 5% dos carros à venda no país vêm com os ganchos. “Acabei achando uma cadeirinha com o Isofix no exterior, mas, quando cheguei ao Brasil, descobri que meu carro não era adaptado ao sistema”, conta Carolina Schuch, 35, dona de um Honda Fit.

Na Argentina, todo carro a partir de 2016 deverá vir de série com preparação para acomodar este tipo de assento. Procurado, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou que o tema está sendo discutido no Brasil desde maio.

SAIBA MAIS SOBRE CADEIRINHAS

1 Tenho dois carros, um com e outro sem Isofix. Que cadeirinha compro?

Prefira cadeirinhas híbridas, que podem ser fixadas ao carro através de ganchos (Isofix) ou pelo cinto de segurança. Há cinco modelos assim homologados no país.

2 Após a certificação, aumentará a oferta e diminuirão os preços das cadeirinhas com Isofix?

É a tendência, pois, hoje, as lojas não têm permissão para vender cadeirinhas só com o sistema Isofix de fixação.

3 Assentos comprados no exterior não trazem o selo do Inmetro. Se um fiscal de trânsito no Brasil me parar, posso ser multado?

Segundo a CET, caso a cadeirinha seja adequada à criança, não há ilegalidade.

Fonte: Folha.com.br

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *