Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

Cai número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil


Por Mariana Czerwonka Publicado 26/05/2015 às 03h00 Atualizado 08/11/2022 às 22h51
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Número de mortes por acidentes de trânsitoDados do Ministério da Saúde que foram divulgados e analisados pelo Observatório Nacional de Segurança Viária mostram que houve uma redução no número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil. Em 2013 foram 42.266 mortes contra 44.812 em 2012, uma redução de quase 6% no número total.

“Nós temos mais motivo de preocupação do que otimismo, porém há sim motivos para o otimismo. Um deles é esse dado. O trânsito é um assunto muito grave e preocupante em diversos sentidos, pelo modo que nos comportamos como condutores e pedestres, como fazemos as nossas leis e como as fiscalizamos. Tudo isso gera uma dor e um prejuízo, que não é só financeiro, é social”, analisa Celso Alves Mariano, especialista e diretor do Portal do Trânsito.

Segundo o Observatório, nos primeiros anos da Década de Ação para a Segurança no Trânsito, 2011 e 2012, houve um aumento de 3,6% no país (43.256 para 44.812). Em 2013 a redução foi de 5,6%, o que significa salvar 2.554 vidas no trânsito.

“Claro que o número é significativo, mas ainda não quer dizer muita coisa. A mudança de comportamento é uma questão que leva tempo e só ocorrerá com educação para o trânsito. E isso não está acontecendo no Brasil, salvo algumas exceções, temos milhares de crianças e jovens que estão na escola e nunca tiveram uma aula de educação para o trânsito. Nós estamos falhando num ponto que é crucial, não há como pensar em um trânsito mais seguro e humano se não atacarmos três áreas básicas: educação, fiscalização e engenharia”, explica o especialista.

Ainda de acordo com o Observatório, Rondônia foi o estado que teve a maior queda 19%. Também na região norte está o 2º Estado com a maior redução: Acre, com 18%. Paraná, Santa Catarina e Rio de Janeiro reduziram 12%. São Paulo registrou queda de 6%. Já entre os estados que tiveram aumento no número de mortes, o Mato Grosso lidera a lista com quase 5% a mais que o ano anterior.

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *