Notícias

Notícias

Capacete e lugar certo: como formar os pequenos ciclistas 

Um momento da infância dá aquela sensação de autonomia: o dia em que são tiradas as rodinhas da bicicleta. Depois de muito tentar, chega a hora de remover a proteção e pedalar livremente. Com persistência, a atividade desenvolve a coordenação motora, a concentração e a independência. A expectativa, no entanto, não termina por aí, pois os riscos de andar de bicicleta seguem infância afora.

Um dos principais perigos de andar de bicicleta são as lesões na cabeça, que podem deixar sequelas permanentes ou levar à morte. Segundo uma pesquisa da Safe Kids, usar o capacete quando criança pode reduzir em 85% o risco de traumatismo craniano em acidentes de bicicleta. Por isso, comprar um capacete para o pequeno é a maneira mais efetiva de protegê-lo. Ele deve ter um selo do Inmetro e ser do tamanho da cabeça da criança, nunca maior ou apertado. Se o pequeno estiver resistente, deixe ele escolher a cor e o modelo – há opções divertidas à venda – e explique a necessidade de usá-lo.

Como sugere a coordenadora de ações educativas da ONG Criança Segura, Lia Gonsales, outros equipamentos de segurança também reduzem os riscos de acidente, como refletores luminosos, espelhos e buzina. Para ver se a bicicleta é adequada ao tamanho da criança, observe se seus pés alcançam o chão enquanto ela está sentada no acento. Também garanta a manutenção em dia, com pneus firmes e cheios e freios funcionando normalmente.

A idade certa para ganhar uma bicicleta

A partir de quatro anos, os pequenos já podem ter uma bicicleta para chamar de sua. Mas, claro, mesmo com todos os equipamentos de segurança, a supervisão de adulto é essencial. Esteja sempre junto quando a criança for pedalar e, no início, ensine-a a se proteger. Empurrar o pequeno antes de tirar as rodinhas faz parte das práticas de segurança e da experiência na infância – assim como uma oportunidade aproximar pais e filhos.

Lugar de criança andar de bicicleta é nos parquinhos, praças e ciclovias, não na rua em meio ao trânsito. Quando for pedalar, proteja o pequeno com roupas claras, para serem vistos mais facilmente, e com sapatos fechados e sem cadarço. Além disso, os pais devem ser o exemplo para as crianças, que um dia usarão a bicicleta como um meio de transporte, não como um brinquedo. Segundo o Cógido de Trânsito Brasileiro, deve-se andar à direta dos veículos no sentido do trânsito e respeitar os cruzamentos, as placas e os semáforos.

Fonte: Terra Notícias

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *