Notícias

Moto

Carro e moto tem a mesma culpa em acidentes 

Uma pesquisa coordenada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) mostra que nos acidentes envolvendo carros e motos na capital paulista a culpa se divide entre motoristas e motociclistas. Em 49% dos casos, a responsabilidade é atribuída ao motociclista e em 51% deles, ao condutor do veículo. Os dados divulgados mostram que 88% dos acidentes envolvendo motos e carros na capital paulista acontecem por imprudência.

Em 71% deles, os condutores de moto excederam o limite de velocidade. Entre as vítimas, 21,3% tiveram dosagem positiva para álcool ou droga em, pelo menos, uma amostra biológica. O levantamento também mostra que 94% das colisões aconteceram com pista seca e 67%, durante o dia. Segundo o estudo, 23% das vítimas não tinham habilitação para dirigir motocicleta. Desses, 67% tiveram lesões graves. Entre os que tinham habilitação o número de vítimas graves é menor: 43%. A maioria das vítimas (92%) é homem. Para o estudo, durante três meses, foram coletados dados das vítimas em unidades hospitalares da Zona Oeste de São Paulo, como Pronto-Socorro Municipal Bandeirantes, no Pronto-Socorro da Lapa, no Hospital Universitário da USP e no Hospital das Clínicas. As equipes também coletaram dados no local do acidente.

Além da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o estudo teve a participação da Companhia de Engenharia de Tráfico (CET), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo e da Associação Brasileira de Ciclomotores (Abraciclo). Para mais informações, visite o site do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas.

Fonte: Globo.com

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *

Trocar a senha

Identifique-se para receber um e-mail com as instruções de nova senha.

[wp_user active='forgot']