Notícias

Moto

CAS lança revista sobre mortes de motociclistas 

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu nesta quarta-feira (7) o lançamento da 13ª edição da revista Em Discussão! sobre a violência no trânsito envolvendo motocicletas. A publicação foi apresentada pelo presidente da CAS, senador Jayme Campos (DEM-MT), e pela senadora Ana Amélia (PP-RS), que coordenou dois debates na comissão sobre o assunto.

Assim como os debates na CAS, a revista destaca como a população brasileira vem aderindo às motocicletas nas últimas décadas: de 1,9 milhão de motos em 1998, o Brasil este ano já contabiliza 19,5 milhões de motos. O problema é que o país não se preparou para receber esse contingente, aumentando o conflito no trânsito que deve matar mais de 15 mil motociclistas este ano.

“O Brasil é um dos campeões de acidentes de trânsito no mundo. Nosso trabalho é tentar reduzir esses números impressionantes” afirmou Jayme Campos, que entregou o primeiro exemplar da revista ao prefeito de Matupá (MT), Fernando Zafonato (DEM).

As oportunidades de trabalho de motoboys e mototaxistas, a grande quantidade de motos no interior do país, os custos sócio-econômicos dos acidentes e as propostas no Senado para minorar o problema são alguns dos assuntos tratados na revista.

Ana Amélia destacou fotografia da revista que mostra um acidente envolvendo uma motocicleta em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília.

“Isso demonstra o tamanho do problema que estamos enfrentando. Aquela motocicleta não estava caída na periferia ou outro bairro, mas no centro do poder do país” disse a senadora, que vai lançar a revista neste sábado, às 15h, na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre.

Ela anunciou que, com base nas discussões realizadas na CAS, apresentou projeto de lei (PLS 376/12) que impede o contingenciamento de recursos destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset), que deveriam ser destinados para campanhas de prevenção a acidentes. Segundo a ONG Contas Abertas, mais de R$ 741 milhões dos R$ 921 milhões previstos para o fundo em 2012, foram retidos pelo Tesouro Nacional.

A revista Em Discussão! aborda temas debatidos pelas comissões do Senado com a participação de especialistas, autoridades e técnicos do setor público e privado que atuam nas áreas examinadas. O objetivo é consolidar informações e análises sobre os problemas debatidos, para subsidiar estudos e ações. Em edições anteriores, a revista trouxe temas ligados à infraestrutura nacional, como aviação e banda larga, e da área social, como o enfrentamento ao crack, trabalho escravo, entre outros.

“O que se discute no Senado com competência tem de ser levado ao público de maneira eficiente. A revista é uma contribuição para que o país saiba do trabalho sério dos senadores”, afirmou Fernando César Mesquita, diretor da Secretaria de Comunicação Social do Senado, responsável pela publicação.

A revista, de 80 páginas, tem tiragem de 2.500 exemplares, distribuídos a instituições e especialistas envolvidos no tema abordado em cada edição. A publicação também pode ser encontrada na internet, no site www.senado.leg.br/emdiscussao.

Com informações da Agência Senado

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *