Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CCJ aprova criação de Dia Nacional do Agente de Trânsito


Por Agência de Notícias Publicado 02/01/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h16
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Proposta cria o Dia Nacional do Agente de Trânsito, a ser comemorado em 11 de maio. Além disso, prevê realização de cursos para os agentes e campanhas de prevenção de acidentes.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5166/19, que cria o Dia Nacional do Agente de Trânsito, a ser comemorado em 11 de maio.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo e deverá ser enviada direto ao Senado Federal, a não ser que seja apresentado recurso para votação em Plenário.

O texto aprovado prevê a realização, no decorrer do mês de maio, de programas de atualização profissional para os agentes de trânsito e campanhas de prevenção de acidentes.

Autor da proposta, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ) considera que a proposta institui um dia para que os agentes de trânsito sejam lembrados pela sociedade e reconhecidos pelo seu papel na manutenção e organização do sistema de mobilidade urbana.

“Vai dar notoriedade e reconhecimento social aos profissionais que cumprem sua missão com primazia, na busca da redução de acidentes e mortes nas vias urbanas”, afirmou Leal.

Relator da proposta, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) decidiu suprimir do texto final um artigo por considerar inconstitucional a criação de nova responsabilidade para o Conselho Nacional de Trânsito.

“É algo que só lei iniciada pelo Chefe do Executivo poderia fazer e há ofensa ao princípio das separações dos poderes”, explicou.

As informações são da Agência Câmara de Notícias

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *