Trending News

Notícias

Notícias

CCJ aprova iluminação das faixas de pedestre para evitar atropelamentos 

CCJ aprova iluminação das faixas de pedestre para evitar atropelamentos

Faixa de pedestresA Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 14/2014, que prevê a iluminação das faixas de pedestres em locais de grande circulação, como forma de evitar atropelamentos, sobretudo no período noturno.

A proposta, que acrescenta parágrafo único ao artigo 85 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), é de autoria do deputado Antônio Bulhões (PRB-SP). Ele observa que a indicação luminosa adequada das faixas de pedestre é condição essencial para contribuir com a redução de atropelamentos, especialmente à noite.

O autor do projeto ressalta que a má iluminação das ruas e a redução de até 30% da capacidade de enxergar em condições de baixa visibilidade contribuem de forma decisiva para a ocorrência de atropelamentos em todo o país.

Emenda apresentada pelo relator da proposta, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), prevê que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecerá as condições mínimas de iluminação das travessias, de forma a garantir a visualização dos pedestres a distâncias que permitam a parada segura dos veículos, independentemente da hora.

A proposta seguirá agora para o Plenário do Senado.

Com informações da Agência Senado

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *