Notícias

Notícias

CCZ alerta sobre animais soltos em vias urbanas 

CCZ alerta sobre animais soltos em vias urbanas

Animais soltos na viaO CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) da Prefeitura de Dourados alerta aos donos de animais que não os deixem transitar livremente pelas vias da cidade, pois oferecem risco ao trânsito. Além disso, o descuido pode levar a apreensão dos animais e multa ao proprietário.

O Centro trabalha em regime de denúncia. Qualquer pessoa que ver animal transitando pelas vias pode entrar em contato através do telefone 3411-7753. Além do atendimento das 7h às 17h diariamente, a unidade ainda possui um plantão a partir das 18h todos os dias e 24 horas por dia nos fins de semana.

São atendidos, por exemplo, casos de animais envolvidos em acidentes de trânsito, que invadem residência ou comércio, agressores, com suspeita de raiva, entre outros casos. “É feito o recolhimento ou apreensão do animal e para cada caso há um procedimento adotado pelo CCZ”, lembrou o diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, Fernando Bastos.

Os animais que estão soltos na pista oferecendo risco ao trânsito, por exemplo, são apreendidos. O dono paga uma multa e o animal é marcado antes de ser devolvido ao proprietário, para identificação em caso de reincidência. “Se for apreendido novamente nós já sabemos de quem é o animal. Sem contar, que caso este animal cause algum dano mais grave, o dono pode ser responsabilizado”, lembrou Bastos.

Segundo ele, desde que o CCZ iniciou o trabalho focado na prevenção e orientação, recolhimento dos animais de rua e o plantão para atendimento das ocorrências, os casos de acidentes envolvendo animais, principalmente cachorros e cavalos, diminuíram em Dourados. No entanto, o apoio da população com um cuidado com os animais, é essencial para que acidentes não aconteçam.

Na noite deste domingo (15), por exemplo, um touro solto no prolongamento da Avenida Marcelino Pires se envolveu num acidente de trânsito ao colidir com um carro. O veículo ficou bastante danificado e o proprietário sofreu ferimentos aparentemente leves.

Uma equipe do CCZ foi acionada e tentou apreender o touro, com apoio da Polícia Militar. No entanto, o animal oferecia perigo excessivo e precisou ser abatido, seguindo o que determina a legislação. O animal foi recolhido nesta segunda-feira pela equipe da Semsur.

Fonte: Agora MS

Artigos Recomendados Para Você

Deixe uma resposta

Campos obrigatórios *