Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos sites, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar o Portal do Trânsito, você concorda com o uso dessa tecnologia. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.

CNH digital: veja as vantagens de ter o documento no celular!


Por Mariana Czerwonka Publicado 10/05/2022 às 11h15 Atualizado 08/11/2022 às 21h10
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Especialista destaca as vantagens de ter a CNH digital no celular. Leia a matéria do Portal do Trânsito!

A Carteira Digital de Trânsito (CDT) é o aplicativo oficial que reúne tanto a documentação do condutor como a do veículo. Conforme o governo, o CDT é uma forma segura de ter os documentos sempre à mão. Além disso, eles têm a mesma validade dos documentos físicos. Para quem ainda tem dúvidas sobre baixar ou não o aplicativo, o Portal do Trânsito, retomando seu programa Tira-dúvidas, ouviu o especialista Celso Alves Mariano sobre as vantagens de ter a CNH digital no celular.

De acordo com o especialista, a tecnologia veio para ficar e auxiliar os brasileiros.  Para o condutor que ainda não baixou a CNH digital no celular, ele cita algumas vantagens. Veja quais!

Facilidade

Conforme Mariano, uma das principais vantagens é a facilidade de não precisar mais carregar o documento impresso, pois ele está no celular.

“Na hora da abordagem, se o celular tiver carga de bateria, mesmo que não tenha sinal da rede no local, o agente conseguirá ver o documento”, argumenta.

Ainda, segundo Mariano, mesmo que a bateria acabe, ainda há uma possibilidade do agente de trânsito verificar se o condutor é habilitado, se o agente tiver como consultar o sistema. “Atualmente, a grande vantagem é que tudo está integrado na internet. Ou seja, o agente de trânsito poderá consultar se o condutor está regularmente habilitado ou não, a partir do nome e do CPF, mesmo que ele não possa mostrar o documento físico nem o digital ”, explica

Acesso ao histórico como condutor

Outra vantagem, segundo o especialista, é que na CNH digital o condutor tem acesso, a qualquer momento, a seu histórico como condutor. “Infrações registradas, informações de vencimento da CNH, de cursos especializados e até mesmo sobre o exame toxicológico, se for o caso”, aponta.

Documentos do veículo no mesmo aplicativo

O aplicativo se chama Carteira Digital de Trânsito mas ele também contém a versão digital do documento que comprova o licenciamento do veículo, o CRLV. Mesmo para quem dirige mais de um veículo, é possível ter todos os documentos no aplicativo.

“No app CDT podem estar os documentos de vários veículos, mesmo o condutor não sendo proprietário, através do compartilhamento do documento. Nele também há o histórico do veículo”, finaliza Mariano.

Como baixar a CNH Digital?

Para ter acesso ao documento eletrônico, é preciso fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível gratuitamente na Google Play (Android) bem como na App Store (iOS). Depois, basta fazer o cadastro no aplicativo. O usuário recebe um e-mail e, em seguida, deve clicar no link para ativar o cadastro. Após a ativação, é preciso fazer login no aplicativo, bem como clicar em “adicionar documento”, que será a CNH.

Assista ao vídeo do Programa Tira-dúvidas:

Receba as mais lidas da semana por e-mail

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *